InicialBlogNotíciasSebrae Minas realizará capacit...

Sebrae Minas realizará capacitação empreendedora durante o Voe Mulher, em BH

No espaço “Sebrae Delas”, serão realizadas palestras, oficinas, mentorias e conexões para as que desejam iniciar ou expandir o seu negócios

Fernanda Gentil, Yale Soares e Mazé são algumas das palestrantes do evento
Crédito: Reprodução

As mulheres estão conquistando, cada vez mais, espaço no universo do empreendedorismo. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2018 o Brasil registrou a 7ª maior participação feminina entre os empreendedores iniciais, ou seja, entre aqueles com negócios de até três anos e meio de atividade, em 49 países. No mesmo ano, 24 milhões de mulheres brasileiras estavam à frente de um empreendimento (formal ou informal) ou realizavam alguma ação visando ter o seu próprio negócio.

No entanto, elas ainda enfrentam grandes obstáculos. Além da “dupla jornada” (trabalho em casa após o horário de trabalho formal), as pesquisas revelam que 44% das mulheres empreendem por necessidade, buscando o empreendedorismo para complementar a renda familiar ou pelo desemprego. Ainda de acordo com a pesquisa, nesse tipo de empreendedorismo, a taxa de mortalidade das empresas tende a ser maior, se comparado ao empreendedorismo por oportunidade.

Com o objetivo de apoiar mulheres que já estão ou desejam ingressar no mundo dos negócios, o Sebrae Minas realizará capacitações de empreendedorismo durante o “Voe Mulher”, evento que será realizado entre os dias 20 e 23 de março, no Mineirão, em Belo Horizonte. A programação inclui palestras, painéis, workshops, mentorias e oficinas com temas diversos relacionados ao empreendedorismo feminino. Para Rachel Dornes, analista do Sebrae, a participação no evento é muito importante. “Iremos oferecer diversas atividades e capacitações para que elas se sintam mais fortalecidas e autoconfiantes”.

Para conferir a programação completa do Voe Mulher, clique aqui.

Programação Sebrae Delas

No espaço “Sebrae Delas”, serão realizadas palestras, oficinas, mentorias e conexões para as que desejam iniciar ou expandir o seu negócio. No dia 20, serão promovidas mentorias, minipalestras e orientações com a equipe da Rede Mulher Empreendedora. Na sexta, 22, a colunista da CBN-BH, Carol Braga, vai ministrar o workshop “Como utilizar as redes sociais de forma estratégica no seu negócio”. No sábado, dia 23, o público confere a palestra “Empreendedorismo Feminino e o Futuro dos Negócios”, com  Fabiana Pinho, gerente de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas.

Para falar sobre empreendedorismo e inovação, a analista de inovação do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), Yale Soares, sobe ao palco do Gameshow + Tech, na quinta-feira, 21. À frente do projeto Desafio de Empreendedorismo do Legado Acadêmico (DELA), a analista vai contar um pouco da sua trajetória, além de apresentar o projeto. O DELA/FAPEMIG visa promover a formação empreendedora para as mulheres bolsistas de mestrado e doutorado da FAPEMIG reduzindo o desequilíbrio de gênero na academia, transformando a ciência em empreendimentos e promovendo o aumento da empregabilidade das alunas.

Já no espaço Master Talks, o público poderá conferir mulheres de maior evidência e representatividade no Brasil, como a atriz e apresentadora Solange Frazão, que se apresenta no dia 20. Na sexta, dia 22, quem se apresentará no espaço é a jornalista Fernanda Gentil com a palestra “Virada a página: empreendedorismo na carreira”.

Nos espaços ETC 1 e 2 (Espaços técnicos e de conhecimento), o público poderá conferir workshops e painéis com mulheres que fazem a diferença no mercado mineiro e no Brasil. Entre os painéis estão o “Elas no Agronegócio”, “Elas na Indústria”, “Elas no Comércio e Serviços” e “Elas na Educação”, com empresárias convidadas dos respectivos segmentos. O espaço terá ainda a palestra “Educação Financeira para Mulheres”, com Bárbara Andrade, do blog Cuide da sua bolsa.

O público confere, ainda, o painel “Maternidade e Empreendedorismo”, e oficinas com temas diversos.  Haverá ainda o espaço “Giro de Mercado”, com mesas de networking e geração de negócios, e espaços de mentorias e orientações para os negócios. A programação completa está disponível no site do evento.

Fernanda Gentil e Claudia Raia são atrações de evento de empreendedorismo em BH