A missão teve como objetivo conhecer a Fapemig e as ações do SIMI para fortalecimento do projeto apresentado por eles, chamado Núcleos de Inovação, promovido pela Universidade de Cauca.
Por Franco Serrano
O Sistema Mineiro de Inovação promoveu, nesta semana, um segundo intercâmbio entre o CREPIC – Centro de Produtividade e Inovação do Departamento de Cauca, Colômbia, e algumas instituições que compõe nosso sistema regional de inovação. A missão teve como objetivo conhecer a Fapemig e as ações do SIMI para fortalecimento do projeto apresentado por eles, chamado Núcleos de Inovação, promovido pela Universidade de Cauca e pelo Centro Regional de Produtividade e Inovação do Departamento de Cauca, Colômbia.
Os convidados foram Yury Yohana Castillo Molina, pesquisadora sênior em gestão da inovação da Universidade de Cauca, Claudia Arcos Saavedra e Cesar Gomez Villamarín, ambos pesquisadores da Universidade. Também participaram do encontro a Chefe da Assessoria Científica Internacional da Fapemig, Flávia Cerqueira e Marina Diniz Brini, também membro Assessoria Científica Internacional.
No dia 26, a comitiva passou a tarde conhecendo o BHTEC. A visita aconteceu por indicação do SIMI e eles tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de gestão do Parque e realizar visita técnica. No dia 27, a delegação seguiu para Viçosa para conhecer o CENTEV e a UFV.
Primeira Visita
Em fevereiro deste ano, O CREPIC foi representado pelo pesquisador Rodrigo Luna e pela consultora de educação para inovação Concepción Hurtado, durante a primeira etapa deste intercâmbio. A agenda incluiu visitas a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais – SECTES, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – INDI, à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, ao Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa, e também ao BHTEC.
Fonte: