Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasStartup ajuda cliente a escolh...

Startup ajuda cliente a escolher plano de telefonia

O Melhor Escolha seleciona propostas de diferentes operadoras e apresenta opções mais vantajosas, incluindo de internet e de TV por assinatura.


Por Paula Isis/SIMI

STARTUP AJUDA CLIENTE A ESCOLHER PLANO DE TELEFONIA

Com a ideia de ajudar os consumidores na árdua tarefa de optar pelos planos mais vantajosos e devido à complexidade de tarifação do mercado brasileiro de telecomunicações, os amigos Jonas Justo e Maurício Chamatti, criaram, em 2014, o site Melhor Escolha.

O site reúne todas as informações sobre pacotes de telefonia, internet e TV por assinatura. “Eu trabalhei no setor de telecom aqui no Brasil e no Reino Unido. Como uma de minhas funções era criar novos planos, estava sempre pesquisando quais eram as ofertas dos concorrentes. Por esse motivo acabava ajudando minha família e amigos a encontrar o melhor custo benefício, seja economizando ou adquirindo planos melhores pelo mesmo preço. Como a economia era sempre significativa, imaginei que seria interessante prestar esse serviço à sociedade.”, explica o criador do site, Jonas Justo.

Graças às dicas, os amigos de justo conseguiam pacotes mais baratos ou mais recursos pagando um preço similar. “Quando saí do país, o setor de telecomunicações era quase um monopólio. Hoje, existem várias empresas prestando esses serviços, mas o mercado e as regras de tarifação são tão complexos, que fica difícil para o consumidor saber qual é a melhor opção”, revela.

Com pouco mais de 1 ano de vida, a startup já realizou mais de 1 milhão de comparações.

O site permite incluir na pesquisa filtros, como canais desejados ou velocidade de internet. O serviço oferecido é totalmente gratuito. A monetização da startup vem das operadoras, pois a plataforma dá visibilidade aos planos.

Segundo Jonas, a maior dificuldade é que o preço anunciado não é necessariamente o que o consumidor paga, pois existem muitas taxas que aumentam este valor, como a cobrança de roaming ou de ligação para outras operadoras. “Por meio do site, é possível ver isso com mais clareza”, destaca Jonas Justo.

Projetos para 2016
Até janeiro, o serviço também estará disponível para pequenas empresas. Segundo Jonas, a equipe está trabalhando na melhoria da interface do site e desenvolvendo uma versão para smartphones. “Trabalhamos também na inclusão de novas operadoras ou provedores de internet no comparador”, finaliza.

Com informações: SEBRAE

Fonte: SEBRAE

Cesta De Compras