Produto desenvolvido pela OrCam também ajuda pessoas com dislexia
Por Redação
Usar o poder da tecnologia para melhorar a vida de pessoas cegas, deficientes visuais e com dificuldades de leitura. Essa é a pretensão dos israelenses Amnon Shashua e Ziv Aviram, fundadores da startup OrCam, que desenvolveu um dispositivo capaz de auxiliar na execução de tarefas diárias, especialmente na leitura.
Composto por uma câmera e microfone, o pequeno aparelho, que pode ser acoplado nas hastes de qualquer par de óculos, lê instantaneamente textos em português e inglês, em qualquer superfície. Além disso, a tecnologia reconhece produtos, código de barras, cores e cédulas de dinheiro.
De acordo com o IBGE, no Brasil existem cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais. Com a câmera, batizada de My Eye, a OrCam quer dar mais autonomia e ajudar na inclusão dessas pessoas.
Reconhecimento facial
Outro importante recurso da câmera é a possibilidade de identificar pessoas por meio do reconhecimento facial. O aparelho notifica o usuário sempre que um rosto conhecido é identificado, além de apontar também o gênero de cada uma das pessoas ao redor.
O My Eye, da Orcam, foi exposto durante a Feira Mobility Car Show realizada nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Belo Horizonte. Para conhecer melhor a iniciativa, basta acessar o site da Orcam.
Fonte: