A Apeel Sciences busca desacelerar o processo de deterioração de frutas, legumes e verduras
Por Redação

Quem nunca encontrou vegetais apodrecidos na geladeira após algumas semanas de esquecimento? Vamos combinar? Essa experiência não é nada agradável. Além disso, tem outro fator envolvido aí: o desperdício. Buscando solucionar este problema, a startup norte-americana Apeel Sciences desenvolveu uma técnica que pretende aumentar a durabilidade de frutas, legumes e verduras a partir de barreiras naturais responsáveis por desacelerar o processo de deterioração dos vegetais.
A solução vem dos próprios vegetais. Partes que costumam ser descartadas, como folhas e caules, são processadas para criar um extrato que promete aumentar em até cinco vezes a vida útil deles. Dois produtos já estão disponíveis para venda: o Invisipeel, utilizado antes da colheita, e o Edipeel, aplicado no final da safra. Tudo isso sem a utilização de agrotóxicos.
Apesar de o preço da tecnologia ser ainda um grande limitador para a maior parte dos agricultores nos Estados Unidos, a startup incentivará a utilização do produto em regiões que convivem com quadros de fome endêmica, como países da África. Segundo a porta-voz da empresa, Michelle Linn, o serviço será oferecido para países em desenvolvimento a custo de caridade.
De acordo com dados divulgados pelas Nações Unidas, cerca de 795 milhões de pessoas passam fome no mundo e parte do problema está relacionado ao desperdício. Um terço de toda a produção anual de alimentos é jogado no lixo.
Fonte: