Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasStartup de alunos do ensino mé...

Startup de alunos do ensino médio se especializa em setor esportivo

Startup The Life Project, iniciada no Colégio ICJ, já comercializa sistema para competições de tae-kown-do e agora mira as quadras de vôlei


Por Redação

Alunos desenvolveram a tecnologia a partir das aulas de robótica
Crédito: Divulgação

A startup The Life Project – Soluções Tecnológicas, fundada por alunos do ensino médio do Colégio ICJ, de Belo Horizonte, está se especializando no setor esportivo. Depois de desenvolver uma tecnologia para competições de tae-kwon-do, a equipe começa a trabalhar nas quadras de vôlei.

O primeiro projeto consiste em um tripé de câmera que, por meio de bluetooth, pode ser acionado remotamente, girando a lente para diferentes ângulos. Essa construção permite uma captação melhor e mais precisa da imagem, facilitando o uso do replay pelos árbitros durante as competições de tae-kwon-do.

“Neste ano, já conseguimos confirmar o uso do sistema de vídeo replay, utilizado em competições de tae-kwon-do, em cinco competições das entidades federativas”, conta Jade Rezende, estudante do 3° ano e uma das fundadoras.

A startup trabalha agora com o desafio de criar um sistema para identificar, com precisão, se a bola de vôlei passou pela linha central da quadra. O grupo quer facilitar o trabalho da arbitragem para auxiliar em casos de invasão de rede no esporte. Os estudantes estão otimistas. “É sempre um incentivo a mais para continuarmos empreendendo”, avalia Jade.

Incentivo ao empreendedorismo

A startup surgiu durante as aulas de robótica na escola, que incentiva os estudantes cedendo espaço para as atividades, materiais e um monitor para auxiliar em questões técnicas. A diretora pedagógica do colégio, Aparecida Nicolai Curto, aponta que o objetivo é preparar os alunos para o mercado de trabalho.

“Estimulamos o desenvolvimento de habilidades e competências durante as aulas de Educação Financeira e Robótica, repassando noções de empreendedorismo. Os projetos propostos pelo colégio estimulam a capacidade de organização com implementação e planejamento estratégico, entre outras situações”, afirma.

Fonte:

Cesta De Compras