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Startup mineira ajuda a compensar emissão de carbono de e-commerces

Pelo site da Zero Carbon, usuário faz compras em uma loja conveniada; startup compensa a produção de carbono comprando créditos emitidos pela ONU


Por Redação

O ritmo atual de produção e consumo causa um grande impacto na Terra. Um dos maiores desafios ambientais, hoje, é reduzir a emissão de carbono, que contribui para o aquecimento global. Esse é o objetivo da startup mineira Zero Carbon.

A empresa busca zerar o impacto ambiental das compras online sem cobrar nada por isso. A startup anula o impacto das compras utilizando o mecanismo de compensação, conhecido como crédito de carbono, e em pouco mais de um ano já realizou mais de R$ 120 mil em vendas, o que resultou em mais de 10 toneladas de carbono compensados.

O funcionamento é simples. O usuário acessa o site da Zero Carbon, cria seu cadastro, escolhe uma loja conveniada e realiza suas compras normalmente. A partir daí, a loja avisa a startup e todo o carbono emitido é compensado. O usuário recebe, ainda, um certificado personalizado com a quantia de carbono que foi compensada em sua compra.

Como o carbono é compensado?

A Zero Carbon usa certificados de compensação ambiental emitidos pela ONU, conhecidos como crédito de carbono. Esses créditos são designados para ações que reduziram o impacto ambiental de alguma forma, com por exemplo, uma empresa substituir a geração de energia a carvão para uma solar, ou até um projeto de reciclagem de lixo.

Essas ações geram créditos de carbono, que viram dinheiro através da comercialização desses títulos de créditos. Empresas que poluem mais adquirem esses créditos para compensar o impacto ambiental que provocam. Por convenção, 1 tonelada de dióxido de carbono (CO2) corresponde a um crédito de carbono.

A Zero Carbon recebe uma comissão das lojas de varejo pelas vendas feitas, originadas das pessoas que foram redirecionadas pelo seu site. Com essa comissão, a startup compra certificados na ONU para compensar o impacto das compras de seus usuários nas lojas conveniadas. Um tênis, por exemplo, polui de 15 kg a 60 kg de carbono para ser produzido.

Fonte:

Cesta De Compras