Instalada na UFLA, Meu Leite conta com um equipamento que calcula, em tempo real, o volume e a temperatura do leite coletado
Por Redação
A startup Meu Leite, instalada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), é especializada em serviços de contagem e rastreabilidade para a pecuária leiteira. O negócio fundado pelo veterinário Marcos Mattos, em 2016, conta com um equipamento que calcula, em tempo real, o volume e a temperatura do leite coletado.
Todas essas informações são registradas no sistema, que também faz a prova de estabilidade do álcool alizarol, procedimento exigido pelo Ministério da Agricultura, que verifica a qualidade do produto.
Com todos esses dados, a Meu Leite fornece informações sobre a qualidade do produto por meio do reconhecimento de padrões pré-estabelecidos. Além disso, a partir de critérios de produção próprios, a indústria pode começar a se organizar em relação a previsão de abastecimento diário.
“A plataforma também oferece ferramentas para o produtor, que tem acesso aos dados relativos à sua propriedade, diminuindo o conflito de informações comum entre laticínios e produtores”, destaca Mattos, em entrevista ao Diário do Comércio.
Já pelo lado do consumidor, há a possibilidade de conhecer o trajeto percorrido pelo leite, desde o setor produtivo até as estantes do varejo. Um código impresso na embalagem de cada produto permite a integração a partir da câmera de celulares e do aplicativo Meu Leite. Desta forma, o usuário também tem acesso às informações e fotos do local em que ocorreu a fabricação.
Fonte: