Projeto Noeh se baseou na importância de solos irregulares para o desenvolvimento da estrutura dos pés das crianças
Por Redação
A startup mineira Anamê Baby Design desenvolveu, em parceria com o Senai-MG, um calçado que promete ser muito benéfico para bebês. O projeto, intitulado de Noeh, foi desenvolvido por pesquisadores de mestrado da UEMG.
Os dois primeiros anos de vida de uma criança são muito importantes para o desenvolvimento da estrutura musculoesquelética de seus pés. Para que se desenvolvam melhor, o ideal seria que as crianças caminhassem descalças em solos naturais irregulares.
Diante disso, os pesquisadores desenvolveram um calçado com solado irregular e uma palmilha dinâmica. “A palmilha abraça o pezinho como se fosse areia”, diz a designer e pesquisadora Ana Paula Lage.
Para chegar ao resultado final, um estudo científico de análise de movimento foi realizado com 22 crianças de 11 a 18 meses. Os testes foram feitos com o calçado da criança, com os pés descalços e com o Noeh. “Verificamos que o calçado fisiológico não muda o padrão de marcha da criança, como os demais calçados”, disse a pesquisadora.
O primeiro protótipo artesanal foi feito pela designer durante seu mestrado. Já o produto final gerou patente e está sendo fabricado, com o apoio do Senai, na grade de numeração de 16 a 23, em Belo Horizonte, e deverá estar no mercado a partir de fevereiro.
Leia também:
Empresa de BH fatura R$ 2 milhões com chás de bebê virtuais
Criança de 10 anos cria dispositivo que evita morte de bebês em veículos fechados
Matemática auxilia no diagnóstico de deficiências auditivas
Fonte: