Grão Direto criou plataforma para digitalizar a cadeia de compra e venda de grãos e recebeu aporte de mais de R$ 2,2 milhões de três empresas
Por Redação
Uma aposta milionária. É isso que as empresas Monsanto Growth Ventures (MGV), juntamente com o Canary e os criadores do fundo OpenVC, fizeram ao investir mais de R$ 2,2 milhões no desenvolvimento e crescimento da startup mineira Grão Direto, de Uberaba. A empresa desenvolveu uma plataforma que digitaliza o processo de originação de grãos. Esta é a primeira vez que uma startup brasileira recebe investimentos diretos da MGV, que vem investindo em startups desde 2011.
A startup disponibiliza uma plataforma web para computadores e aplicativo para smartphones, auxiliando agricultores e compradores a encontrarem os melhores negócios e de modo muito mais eficiente e seguro. Alexandre Borges, CEO da Grão Direto, acredita que o agricultor já está habituado com a tecnologia no seu dia a dia dentro da porteira. Agora também pode aproveitar os benefícios da tecnologia em suas vendas. “Facilitamos o processo de negociação entre o produtor rural e o comprador, trazendo muito mais informação e integração para apoiar ambos os lados”.
Borges conta que a vantagem da Grão Direto é tornar mais ágil, prático e seguro um processo que hoje é todo feito por telefone com muitos desperdícios no caminho. “Atualmente os compradores contatam os produtores por telefone para negociar grãos. Gasta-se muito tempo e dinheiro nesse processo. Na Grão Direto aqueles compradores e vendedores com maior potencial para fazerem negócios são conectados por meio do sistema e podem negociar diretamente seus preços, condições de entrega, prazos e quaisquer outros aspectos importantes para o fechamento. A negociação pode ser toda feita através do sistema”, detalha Alexandre.
Com pouco mais de um e meio de funcionamento, o aplicativo já conta com mais de 1,3 mil produtores de grãos cadastrados. Segundo a startup, os produtores estão espalhados por mais de 250 municípios do Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas Gerais e Sul de Goiás. Ainda de acordo com a Grão Direto, do lado dos compradores, já são mais de 70 empresas que utilizaram a plataforma para suas negociações, desde cooperativas, tradings, fábricas de ração e corretores.
Mas e o investimento? O que eles farão com este dinheiro? Segundo a empresa, a intenção é acelerar ainda mais o desenvolvimento de seus produtos e serviços, além de estabelecer parcerias com outras empresas de tecnologia e instituições financeiras para tornar a cadeia de grãos mais digital. Os recursos também serão utilizados para ampliar a área de atuação para as principais regiões produtoras e compradoras de grãos do país, o que, demandará aumento no quadro de funcionários. “Nos próximos meses, o objetivo é ampliar bastante a equipe com novas contratações para todas as áreas da empresa”, antecipa.
Acelerar soluções inovadoras
“O benefício de investirmos em startups é nos manter próximos desses empreendedores, para identificar rapidamente ideias emergentes e promissoras”, afirma o líder da Monsanto Growth Ventures no Brasil, Bernardo Nogueira. Além disso, o ventures está bastante otimista, pois acredita que a Grão Direto, à medida que cresce e evolui como empresa, irá enriquecer o cenário digital em constante mudança da agricultura moderna”, complementa.
Sobre a Grão Direto
Fundada em 2016, em Uberaba, a startup chegou ao mercado com o objetivo de digitalizar a cadeia de commodities agrícolas, ajudando produtores rurais e compradores a comercializarem de modo mais eficiente, seguro, moderno e gerando muito mais integração para todo o mercado.
Antes de conquistar o aporte milionário, a Grão Direto venceu o programa de aceleração da Startup Farm e foi finalista do Inovativa Brasil.
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