Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasStartup mineira encontra anima...

Startup mineira encontra animais por meio de GPS

Uma das vencedoras do Programa Lemonade, Estima, é aposta da aceleradora Techmall para mercado em expansão.


Por Da Redação

Startup mineira encontra animais por meio de GPS

Focada em cuidar bem do seu animal de estimação, a Estima teve destaque entre as 67 ideias inscritas no programa de pré-aceleração Lemonade. O evento aconteceu no último semestre de 2015, em Belo Horizonte, e contou com o apoio do Sistema Mineiro de Inovação – SIMI.

A equipe do portal se reuniu com Guilherme Guedes, CEO e fundador da Estima para conhecer um pouco sobre o aplicativo. Confira:

Simi: Como surgiu a Estima?
Guilherme: A ideia surgiu quando passei pela experiência de perder um animal. Era o Totti, o cachorro da minha namorada. Estávamos juntos em minha casa em um fim de semana, quando percebemos que o Totti não respondia nossas chamadas. A busca foi longa. Além de sairmos pelas ruas, divulgamos também nas redes sociais. A pessoa que o encontrou, realizou o mesmo processo e nós visualizamos o anúncio através do Facebook. Em meio a tanto estresse e dificuldades, a Estima começou a tornar-se realidade.

Em que consiste e como funciona o app?
O dispositivo é um GPS que se acopla a qualquer coleira que o animal já utilize e não causa desconforto. Além disso, é à prova d’água e resistente aos impactos. O app envia informações em tempo real para o dono, com a localização georeferenciada. Se for identificado que o animal está perdido basta o dono entrar no aplicativo ou website.

Aliado a isso foi implantado, de maneira opcional, um microchip de identificação por rádio frequência (RFID – Radiofrequency identification) que fica sob a pele do animal.

Foi desenvolvido também um sistema que mantém um registro veterinário e comportamental do animal, facilitando o acesso às informações importantes como vacinas, consultas, linhagem, reações medicamentosas e alimentos, dentre outros. Esta funcionalidade já está disponível no site www.queroencontrarmeupet.com.br, onde é possível realizar o pré-cadastro do animal de estimação. Todas as informações ficam guardadas em nuvem. Caso o animal seja encontrado perdido e ainda não localizado pelo dono, um número série impresso na coleira pode ser digitado no site que identificará o dono. 

Como está o mercado de pets?

O mercado em todo o mundo cresce com muita força. No Brasil, a Estima é a única empresa que oferece esse produto, mas temos alguns concorrentes internacionais como a Pettracker (EUA) e Tracktive (Austríaca) que fazem localização por GPS e também começaram a operar em 2015.

Foram realizadas algumas pesquisas e descobrimos que 86% dos entrevistados implantariam um chip em seus animais de estimação. 97% das pessoas, pagou ou pagaria uma recompensa de até R$ 3 mil para ter seus animais de volta. Mais de 90% das pessoas estão dispostas a pagar por uma solução que as ajude a encontrar seus animais. A pesquisa revelou ainda que 85% dos entrevistados gostariam de controlar melhor a saúde de seus animais.

Mais informações sobre o aplicativo, clique aqui!

Fonte:

Cesta De Compras