Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasStartup que promove o empodera...

Startup que promove o empoderamento feminino vence o Startup U

A Desencaixa, cuja proposta é ajudar as mulheres através do conhecimento do próprio corpo, é destaque da segunda edição do programa


Por Redação

Na última semana, o parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) recebeu o evento de encerramento do Startup U, programa de pré-aceleração de startups realizado pelo Núcleo de Empresas Juniores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto começou com o intuito de conectar estudantes universitários ao ecossistema empreendedor da capital mineira, fomentando iniciativas de inovação e contribuindo para que boas ideias saíssem do papel.

Com o objetivo de fazer as startups decolarem, a programação do Startup U promoveu palestras na UFMG, Ibmec e UEMG. Além disso, foram realizados dois “meetups” – encontros voltados para o networking entre os participantes – e o Weekend, também no BH-TEC nos dias 15, 16 e 17 de abril. As dez equipes selecionadas para o Weekend receberam mentorias de especialistas em inovação e aprenderam de forma intensiva sobre modelagem de negócios, análise de mercado, validação de produtos e técnicas de pitch. Cinco startups foram escolhidas para a próxima etapa do programa, a pré-aceleração, e continuaram desenvolvendo suas ideias nos workshops e treinamentos que integram a metodologia do Startup U.

Dentre os finalistas, está a Desencaixa, startup formada exclusivamente por mulheres. A partir da experiência pessoal de suas integrantes e da vontade de transformar a temática do empoderamento feminino em algo mais prático e acessível, o grupo criou um serviço de assinatura de produtos eróticos. Mensalmente, os clientes recebem em casa uma caixa com produtos selecionados de acordo com o perfil informado no cadastro online, bem como vouchers, cartões com depoimentos de outras mulheres e informações sobre o que significa o “empoderamento”, termo que anda tão em voga na mídia.

Além da Desencaixa, as equipes Alldaya, Finc, SP3 e Mark it também apresentaram seus pitchs finais e foram avaliadas pela banca, que deliberou e votou nas startups Desencaixa e Mark It, como primeiro e segundo lugar da competição respectivamente. Cada uma foi premiada com 4 meses de incubação na INOVA (1º lugar) e 2 meses de coworking no Limoeiro (2º lugar).

Em sua segunda edição, o Startup U atraiu mais de 700 pessoas de 15 instituições de ensino diferentes, sendo referência entre as iniciativas de empreendedorismo acadêmico em Minas Gerais. Se Belo Horizonte tem visto seu ecossistema empreendedor crescer com a multiplicação das startups no San Pedro Valley, programas como Startup U desempenham um papel essencial na formação de uma cultura que valoriza a inovação, a criatividade e o empreendedorismo nas universidades.

Foto: Milena Breder

Fonte:

Cesta De Compras