Financiamento coletivo e tecnologia com drones pode salvar a Mata Atlântica
Por Franco Serrano/SIMI
Ideia, propósito e objetivo. A startup Seed Rain lançou campanha de arrecadação de fundos com o objetivo de colocar, em solo brasileiro, o ambicioso projeto de facilitar o reflorestamento. Como eles irão fazer isso? Vamos descobrir.
Entre 2013 e 2014 foram desmatados mais de 18 mil hectares de remanescentes florestais no território de Mata Atlântica no Brasil, segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica, muito desse espaço foi destinado à agricultura, atividade econômica essencial para o desenvolvimento do país. Apesar de necessário, o desmatamento oriundo dessa atividade traz danos permanentes à flora da Mata Atlântica.
Leis como a de Proteção Ambiental e de Crimes e Responsabilidade contra o Meio Ambiente, a criação do Ibama, além de medidas preventivas para evitar o desmatamento não são suficientes para preservar o máximo possível de florestas nessa região.
O reflorestamento convencional, além de exigir alto investimento exige também um tempo muito grande para finalizar todas as etapas. Diante desse cenário, a equipe responsável pela Seed Rain começou a desenvolver o projeto que pudesse utilizar a tecnologia para acelerar esse processo e cumprir seu objetivo social por meio de um negócio sustentável.
A ideia é utilizar drones para fazer o mapeamento de solo, lançamento das sementes e monitoramento de reflorestamento. Poucas empresas estão explorando a utilização dessa tecnologia atualmente. Por meio de uma plataforma de financiamento coletivo isso pode virar realidade.
A Seed Rain pretende utilizar essa plataforma para aumentar a eficiência no processo. A ideia é realizar plantio das mudas pelo lançamento das sementes diretamente ao solo, diminuindo, assim, os custos que são inerentes ao processo de reflorestamento convencional. Mas, para isso, é necessário um investimento inicial no projeto para realização do teste da primeira leva de sementes.
A empresa lançou um vídeo explicativo do projeto no qual você saber mais sobre o projeto
Qualquer pessoa interessada pode colaborar, através do Kickante acessando este link.
Acompanhe o dia-a-dia da startup no seedrain.com.br e faça parte desta iniciativa.
Fonte: