Empreendedores da Autorship.me embarcam para a Alemanha e outras cinco empresas aceleradas na terceira rodada vão para o Startup Chile
Por Alysson Lisboa/SIMI
Seis meses intensos de trabalho, dezenas de pitches, apresentações e muito aprendizado no espaço do Seed em Belo Horizonte. NexAtlas, Psicologia Viva, Coinaction, Signa. Klipbox e Autorship.me foram classificadas e participarão de programas de aceleração no exterior.
A Autorship.me foi uma das cinco selecionadas entre mais de 200 startups para participar do programa alemão NMA – New Media Acelerator. Desenvolvido pelo German Press Agency (DPA) em 2015, na cidade Hamburgo, o programa seleciona startups que geram inovação para a indústria de mídia em escala mundial. Os empreeededores Roberto Machado e Luiz Bajana da Autorship.me embarcam dia 14 de fevereiro e retornam ao Brasil em meados de julho.
O legado do Seed
A Autorship.me passou por outros dois programas de aceleração antes do Seed e, para o CEO Roberto Machado, isso só contribuiu para fortalecer nosso projeto. “Experiência, conhecimento, ajuda financeira, tudo isso junto gerou uma rede de confiança e o projeto só está rendendo frutos assim porque passamos pela etapa de aceleração”, completa Machado, graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Marketing pela ESPM.
A empresa desenvolve um programa que vai auxiliar escritores a medirem, por meio de gráficos e cores, suas rotinas produtivas. Além disso, a análise de sentimento permitirá ao escritor uma visão clara sobre a mensagem-chave do texto e como ele pode ser interpretado e percebido por quem lê. Essa parte do trabalho foi realizada e testada no mercado local durante a aceleração no Seed, no segundo semestre de 2016.
Direto para o Chile
O CEO Bráulio Bonoto, da startup Psicologia Viva, também está de malas prontas para um novo desafio. Segundo o gestor, a startup já havia tentado participar do Startup Chile, mas não tinha sido aprovada. “Com certeza, o período que tivemos no Seed, o network e o processo de aceleração ajudaram muito. Já havíamos tentado ir para o Startup Chile no início de 2016, mas não conseguimos”, afirma Bráulio Bonoto.
Expectativa para o Startup Chile, que começa dia 13 desse mês e vai até setembro, é trabalhar a viabilidade de internacionalização da plataforma. Psicologia Viva é uma plataforma de telesaúde mental. As sessões com o psicólogo se dão por videoconferência, eliminando, assim, a barreira geográfica.
“A gente conseguiu encontrar uma maneira melhor de monetização para a plataforma que hoje já conta, além de Bráulio, mais nove colaboradores. No decorrer do Seed, a empresa pivotou o modelo de negócio e avançou mais. A plataforma, com apenas 19 meses em operação, já atraiu mais de 300 psicólogos de 25 estados brasileiros.
A quarta rodada do Seed terá o edital divulgado nesta quinta-feira, 2 de fevereiro. Não perca! Confira clicando aqui.
Confira as startups que irão para o Startup Chile
- NexAtlas
Solução: Ferramenta digital para o planejamento do voo de aeronaves no espaço aéreo brasileiro.
Cidade: Goiânia – GO – Brasil
Site: www.planodevoo.net - Psicologia Viva
Solução: Plataforma para marketplaces de consultoria online por videoconferência, integrando os recursos e serviços como agendamento e pagamentos online.
Cidade: Belo Horizonte – MG – Brasil
Site: www.psicologiaviva.com.br - Coinaction
Solução: Sistema fundamentado em Bitcoin que viabiliza operações de câmbio e transferências internacionais de forma mais barata, segura e conveniente para o consumidor final.
Cidade: Belo Horizonte – MG – Brasil
Site: http://www.coinaction.com/ - Signa
Solução: Cursos livres online de capacitação profissional desenvolvidos especialmente para surdos e cegos através de uma plataforma LMS.
Cidade: Florianópolis – Brasil
Site: www.eadparasurdos.signabrasil.co - Klipbox
Solução: Sistema de monitoramento de notícias que otimiza em até 90% o trabalho de clipping para assessores de imprensa e jornalistas.
Cidade: Natal – RN – Brasil
Site: www.klipbox.com.br
Fonte: