Localidades afetadas pelo rompimento da Barragem de Fundão tiveram seus acessos reestabelecidos, em tempo recorde, graças à tecnologia exclusiva da TVM Tecnologia
Por Redação
A demanda pela reconstrução de pontes e passarelas destruídas na tragédia da cidade de Marina, Minas Gerais, fez com que a empresa TVM Tecnologia fosse contratada para reconstruir oito pontes e algumas passarelas para caminhos de acesso de serviço, junto às localidades próximas à Barragem de Fundão, utilizando sua tecnologia específica de construção. Com essa mesma tecnologia, a TVM Tecnologia já construiu e forneceu elementos estruturais para a construção de mais de mil pontes em todo o Brasil.
Com um tempo médio de oito dias para a reconstrução de cada ponte – com comprimentos variando entre 28 a 50 metros -, em condições extremamente adversas, a empresa surpreendeu a todos pelo tempo de construção.
A tecnologia inovadora requer apenas quatro pessoas para construir uma estrutura de 12 metros em tempo recorde. A técnica consiste em produzir todos os elementos estruturais (infra, meso e superestrutura) “em nossas fábricas e implantá-los no local da instalação. O processo é tão simples que vendemos hoje kits de pontes e passarelas”. Com todos os elementos estruturais em canteiro, com uma simples retroescavadeira e com quatro homens, qualquer engenheiro poderá instalar, em poucos dias, as pontes em qualquer lugar e com um custo muito menor que o processo tradicional. “Apesar de simples o processo, todos os elementos estruturais são frutos de estudos de anos e centenas de testes de resultado e eficiência”, explica o engenheiro civil e fundador da TVM Tecnologia, Henrique Carvalho, responsável técnico pela Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos na empresa.
Henrique Carvalho, responsável técnico pela Engenharia e Desenvolvimento de Novos Produtos na empresa
Preocupação ambiental
A empresa também se preocupa com o meio ambiente. Todas as pontes são ecologicamente corretas, uma vez que para construí-las não é necessário danificar o meio ambiente. Os kits de passagens são feitos para manter a seção natural dos rios, evitando inundações, e se fazem sem degradar qualquer estrutura natural existente.
Fonte: