Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasTrês startups vão trabalhar em...

Três startups vão trabalhar em desafios do setor público

Desafios de Avaliação de Bens Imóveis e de Mobilidade foram colocados pela Seplag em programa executado em parceria com o Fiemg Lab


Por Renato Carvalho/SIMI

Programa selecionou três startups para dois desafios do setor público
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) apresentou, na última sexta-feira, dia 7, o demoday do seu desafio de inovação aberta, o Seplag Challenge. O programa foi executado em parceria com o Fiemg Lab e as empresas selecionadas tiveram uma imersão de 12 semanas com servidores da subsecretaria de Gestão Logística e Patrimônio da Seplag.

O Seplag Challenge buscou soluções para dois desafios de alto impacto na gestão pública. A iniciativa tinha como objetivo apoiar o desenvolvimento e validar soluções que apresentassem diferenciais tecnológicos com ganhos reais de produtividade na administração pública.

O primeiro desafio, Avaliação de Bens Imóveis, buscava soluções que possibilitassem a avaliação de imóveis de forma dinâmica, com menores custos e maior agilidade. Atualmente, o Governo de Minas Gerais tem mais de 12 mil imóveis e, desse total, mais de quatro mil estão com suas avaliações desatualizadas. Devido ao tamanho do estado, a avaliação desses imóveis se torna difícil.

Já o segundo desafio, Mobilidade, buscava soluções que possibilitassem identificar e realizar deslocamentos de pessoas em serviço com maior eficiência, considerando os modais disponíveis. O estado conta com 22 mil veículos oficiais, sendo 4,8 mil dedicados a transporte administrativo e com 70% de ociosidade.

Soluções

Para o desafio Avaliação de Bens Imóveis, a Kapputo foi selecionada. A startup conta com uma ferramenta automatizada de avaliação de imóveis e conta com mais de 18 milhões de imóveis cadastrados em seu sistema. Segundo Guilherme Paiva, CEO da empresa, a startup oferecerá diversos benefícios para a gestão pública, como o conhecimento de seu patrimônio; a facilidade na gestão dos imóveis; a melhora do planejamento; menor custo de avaliação; e a maior eficiência para o Governo.

Guilherme Paiva, CEO da Kapputo, apresentou a solução da empresa para o desafio Avaliação de Bens Imóveis
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Já para o desafio Mobilidade duas startups foram selecionadas. A Wiimove e a Pick’n’Drive apresentaram soluções distintas, mas complementares. A primeira elaborou uma plataforma de controle de utilização de frota própria do Estado e serviços de terceiros, como ônibus, automóvel, trem e avião, priorizando a eficiência em tempo, custo, segurança e a possibilidade de compartilhamento do transporte entre servidores. Já a Pick N’Drive apresentou um sistema de aluguel imediato de veículos, que utiliza login para liberar a utilização do carro, assim como ocorre com as bicicletas compartilhadas.

Marcos Vinícius, da Wiimove, mostrou como controla a utilização da frota própria de forma eficiente
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

As soluções serão desenvolvidas e implementadas em 2019.

Fonte:

Calendar

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Cesta De Compras