Plataforma gamificada recompensa usuárias à medida que elas completarem as jornadas
Por Redação

Segundo um levantamento de 2017, mesmo com as políticas de inclusão e diversidade nas empresas de todo o mundo apenas 25% dos cargos de alta chefia são ocupados por mulheres. A situação no Brasil é ainda pior: o número cai para 7,7%. Foi diante deste cenário que a empresa de cosméticos TRESemmé encomendou uma pesquisa global para entender em quais contextos sociais as brasileiras estão, ou não, expressando sua presença.
A pesquisa conduzida pela Eldeman Intelligence contou com a participação de 5.500 mulheres do Reino Unido, Estados Unidos e Brasil, de 18 a 35 anos, sendo 1.500 delas brasileiras. O estudo teve como objetivo compreender o que significa, de fato, marcar presença, por que isso importa, quais são as barreiras que as limitam e quais são as ferramentas que podem capacitá-las e ajudá-las na busca pela conquista do seu espaço.
De acordo com os dados, fatores como, autoconfiança, autoconsciência e senso de objetivos e ambições podem limitar e ao mesmo tempo alavancar esta busca. Ainda segundo o estudo, esses três fatores ajudam a mulher a agir com mais presença.
Ainda de acordo com a pesquisada, apesar de apenas 30% das entrevistadas acreditarem ter grande presença, 77% das mulheres afirmam que marcar presença é um objetivo atingível. No caso do Brasil, esses números sobem para 47% e 85%, respectivamente. Além disso, duas das principais barreiras que as impedem de marcar presença no ambiente profissional são a não valorização da opinião (73%) e a falta de autoconfiança sobre a própria aparência (62%).
Programa Toque de Expert
Das 1550 brasileiras entrevistadas, 74% já entenderam que para superar essas barreiras o primeiro passo é buscar mais informações, ter acesso a conteúdos voltado para o autoconhecimento e desenvolvimento de novas habilidades.
A partir destes dados, a TRESemmé criou o Programa Toque de Expert. Em parceria com a plataforma gratuita de capacitação e empregabilidade Bettha, a iniciativa busca ajudar a mulheres a superarem suas hesitações para marcarem presença no ambiente profissional.
O projeto é composto por uma série de jornadas de conhecimento com o objetivo de equipar as mulheres para que elas se capacitem e marquem presença no ambiente profissional, além de desenvolverem habilidades chaves para aumentar a autoconfiança, autoconsciência, senso de objetivos e ambições.
Para participar do programa a candidata precisa se cadastrar na plataforma, que é gamificada. À medida que elas completam as jornadas, as usuárias são recompensadas com uma moeda online, que mensura o nível de engajamento com os conteúdos. O programa oferece como recompensa experiências exclusivas, que vão desde cortes de cabelo com o hair stylist e embaixador da marca Eron Araújo, até cursos na Mastertech, plataforma de educação em tecnologia, fundada pela expert Camila Achutti.
As primeiras jornadas já estão disponíveis na plataforma Bettha. Até o fim do ano, a empresa espera lançar mais 20 jornadas.
Fonte: B9