Ao todo são 34 mil estudantes distribuídos nos 17 territórios do Estado
Por Acs/Sectes
O primeiro dia de aula dos cursos de idiomas da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC) estava com sala cheia. Os alunos matriculados nas disciplinas de espanhol e inglês foram recebidos na segunda-feira (4) e terça-feira (5), respectivamente. Todo o material de estudo impresso já foi entregue, e os professores já deram a primeira aula, com direito a exercícios para casa.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) deu um passo importante para capacitar 34 mil alunos por meio UAITEC. A importância da inserção dos cursos na rede está relacionada à globalização mundial e a necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação.
O estudante João Sebastião, 20 anos, não perdeu tempo. Antes das 6h da manhã, ele já estava na fila para garantir uma vaga no curso de inglês. O jovem está na graduação de Processos Gerenciais e acredita que outro idioma irá ajudar no crescimento profissional. “Estou me dedicando ao máximo e pretendo estudar todos os dias pela plataforma online. É uma oportunidade única que não vou desperdiçar”, disse. João destacou ainda que a didática do professor vai fazer a diferença. “Não é uma aula parada, temos a oportunidade de interagir, o que faz um aprendizado mais eficaz”, destacou o aluno.
Apesar do conhecimento na língua inglesa, a jovem Lígia Ladeira, 26 anos, sabe apenas o básico do espanhol. A oportunidade do curso gratuito na Uaitec a motivou no estudo de um terceiro idioma. A experiência na modalidade online será um desafio. “É a primeira vez que tenho aula por meio do sistema de videoconferência e espero que sejam tão produtivas quanto as aulas presenciais”, afirma. A graduanda em Direito busca ganhar base na língua para iniciar a leitura de livros na língua original do espanhol.
O curso de inglês terá duração de um ano e, o espanhol, dois. Apesar do sistema da Rede UAITEC ser focada em transmissões por videoconferência, as aulas serão ministradas na modalidade semipresencial, isso significa que haverá encontros de segunda a quinta nas unidades, com auxílio de tutores.
Foto: Gabriel Maciel/Sectes
Fonte: