Município pretende atrair novas empresas de tecnologia da informação e aumentar a competitividade da cidade
Por Redação

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do Parque Tecnológico da cidade, apresentou a minuta preliminar da Lei Municipal de Inovação.
O objetivo é tornar a cidade mais competitiva e atrair novas empresas de tecnologia de informação. A elaboração da lei vai contar, ainda, com a colaboração da comunidade, que poderá apresentar propostas para enriquecer o projeto. Após passar por avaliações e modificações das entidades de pesquisa e do ecossistema de inovação, o documento será disponibilizado para consulta pública.
Segundo a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, para a elaboração da proposta de texto foi necessário o levantamento de legislação similar existente. “Uberaba será um dos poucos municípios brasileiros a contar com legislação para a inovação e, portanto, deve se tornar referência em políticas públicas no que tange ao fomento à cultura do empreendedorismo inovador”, acredita.
O fundo que será criado a partir da lei vai permitir um conjunto de atividades que resultarão em produtos, processos e serviços úteis e inovadores à sociedade, a partir da interação entre universidade, empresas e governo.
Investimento em inovação
O Parque Tecnológica de Uberaba teve muitos avanças em 2016. Entre as maiores conquistas estão a estruturação e entrega de cinco ParqueLabs – ambientes de inovação voltados para atender aos empreendedores. Foram promovidas ações de divulgação dos ambientes de inovações locais, além de ações de apoio às incubadoras.
Censo de Startups
O Parque está promovendo, também, um censo de startups da cidade e região. O intuito desse trabalho é apoiar a prefeitura com informações sobre número de empresas que existem na cidade para entender quais os incentivos mais relevantes para atendê-las.
Fonte: