Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasUFMG firma convênio com Inep d...

UFMG firma convênio com Inep da Guiné Bissau

Acordo prevê iniciativas como produção de livros, realização de eventos, intercâmbio e formação de pesquisadores


Por Redação

Leopoldo Amado, do Inep da Guiné Bissau, foi recebido pelo reitor da UFMG, Jaime Ramírez
Crédito: Raíssa César / UFMG

Com um dos índices de desenvolvimento humano (IDH) mais baixos do mundo e menos da metade da população alfabetizada, Guiné Bissau é um pequeno país da África Ocidental que enfrenta diversos problemas sociais, especialmente na área da educação. Visando estreitar a relação com o país africano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) firmou um convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) da Guiné Bissau, prevendo iniciativas conjuntas como produção de livros, realização de eventos, intercâmbio de professores e estudantes e um mestrado interinstitucional destinado à formação de pesquisadores guineenses.

O convênio é uma formalização de uma parceria iniciada há um ano, por meio do Centro de Estudos Africanos (CEA) da UFMG. Na conversa com o diretor do Inep, o reitor da Universidade brasileira, Jaime Ramírez, ressaltou a intenção da UFMG de estreitar as relações com países como a Guiné-Bissau, com quem o Brasil tem proximidade linguística e cultural.

A Guiné-Bissau era o único país africano tendo como língua oficial o português com o qual a UFMG não mantinha convênio. No início deste ano, Vanicléia Santos diretora do CEA, esteve na Guiné-Bissau para definir com o Inep os termos do acordo. Na ocasião, foi estabelecido com os gestores da biblioteca do Inep, que tem status de biblioteca nacional da Guiné-Bissau, condições para assessoria em diversos âmbitos, como suporte na informatização do acervo, na organização de bibliografia sobre aspectos da nacionalidade guineense, na implantação de controle bibliográfico e na formação técnica de bibliotecários.

Fonte:

Cesta De Compras