Aulas acontecem no final de janeiro e início de fevereiro. Inscrições estão abertas
Por Redação
A Escola de Engenharia e a equipe UFMG_Brazil de Biologia Sintética estão promovendo o 3º Curso de Verão de Engenharia de Máquinas Biológicas. A proposta do evento é introduzir novos integrantes nos estudos da Biologia Sintética – que estuda formas de manipular sistemas ou moléculas biológicas sob a ótica da engenharia.
O curso acontecerá entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017 e será dividido em módulos. Na parte da manhã haverá aulas teóricas, e os práticos acontecerão durante as tardes. O selecionado deverá escolher entre as três opções disponíveis:
- “Introdução à Biologia Molecular”
Vai apresentar aos estudantes as técnicas básicas necessárias para a manipulação de DNA e criação de Organismos Geneticamente Modificados, como PCR, eletroforese e clonagem.
- “Empreendedorismo”
Participantes aprenderão a planejar e a viabilizar projetos, assim como participarão de dinâmicas sobre trabalho em equipe e liderança. A professora conta que esse grupo será responsável por vender a bactéria que brilha.
- “Modelagem Matemática”
Serão abordados métodos computacionais para a simulação de problemas biológicos complexos, por meio de grafos, redes metabólicas e de sistemas de equações diferenciais. Nesse grupo, o metabolismo das bactérias será modelado e otimizado.
Os participantes vão entender como é possível utilizar partes padronizadas de DNA para criar novos genes, como conectá-los em “circuitos biológicos” e como inseri-los em organismos vivos com o intuito de transformá-los em “máquinas” geneticamente modificadas.
Além disso, vão se inteirar do Movimento Maker e conhecer a competição iGEM, realizada anualmente pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Boston, nos Estados Unidos, na qual o grupo da UFMG participou das últimas edições.
As inscrições podem ser feitas até 18 de dezembro e custam de R$ 40 a R$ 400, variando conforme vínculo do candidato. Os selecionados receberão por e-mail instruções para o pagamento da taxa, que será feita via Fundep. Inscreva-se.
Informações podem ser obtidas pelo e-mail igem.ufmg.brazil@gmail.com
Fonte: