Evento reunirá pesquisadores de diferentes áreas com o objetivo de discutir os impactos da cultura digital no campo do saber e da criação
Por Redação
Estão abertas, até o dia 31 deste mês, as inscrições de trabalhos para os fóruns de discussão temáticos do II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital. O encontro será realizado nos dias 2, 3 e 4 de maio e é organizado pelas professoras Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel e Vanina Costa Dias e pelos programas de pós-graduação em Psicologia da UFMG e da PUC Minas. O evento reunirá pesquisadores de diferentes áreas com o objetivo de discutir os impactos da cultura digital no campo do saber e da criação.
Os trabalhos precisam abordar um dos quatro eixos temáticos: Educação – desafios e inovações na cultura digital; Política, informação e tecnologias; Saber e informação na cultura digital; e Virtualidade e criação – construções e desconstruções. Os textos devem conter no máximo 250 palavras. A apresentação em diferentes fóruns de discussão visa a interlocução entre profissionais e pesquisadores de todo o país.
Para submeter os trabalhos, basta acessar o site do evento e conferir as condições.
O Evento
O II Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital trará ao Brasil pesquisadores de renome internacional. O professor Fabián Fajnwaks, da Universidade Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis, na França, abordará a questão da singularidade em tempos de algoritmo e inteligência artificial. Pablo López Gómez, professor na Universidad de la República, no Uruguai, vai discorrer sobre questões relativas à sexualidade e a cultura digital.
Outro nome de destaque é o da professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Cristina Ponte. A docente é coordenadora, em Portugal, da rede de pesquisa Global Kids Online que reúne pesquisadores de 33 países para investigar as experiências das crianças e jovens nas redes sociais.
Além dos convidados internacionais, pesquisadores de diversas universidades de todo o Brasil discutirão temas relacionados a educação, política, informação, arte, entre outros, sempre a partir de suas relações com a cultura digital.
O livro Corpo e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares também será lançado no Simpósio. A obra da editora Quixote + Do, organizada pelos docentes Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel, Vanina Costa Dias e Márcio Rimet Nobre, reúne textos de diversos autores nacionais e internacionais.

Fonte: