InicialBlogNotíciasUFOP realiza competição de pla...

UFOP realiza competição de planos de negócio no próximo dia 16

Empreenda. Em Ação! aposta em idealização, planejamento e apresentação de modelos de negócio reais para alunos da universidade

O Empreenda. Em Ação! é uma competição de planos de negócio na qual equipes formadas por alunos de disciplinas de Empreendedorismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) competem na idealização, planejamento e apresentação de modelos de negócio reais. O evento é atualmente promovido pelo Centro de Referência em Incubação de Empresas de Ouro Preto (Incultec), sendo uma oportunidade para que tanto projetos de pesquisa e extensão da universidade, quanto projetos dos próprios alunos sejam desenvolvidos e lançados, permitindo uma aproximação entre universidade e mercado.

Diferentemente de outras competições relacionadas ao empreendedorismo, no Empreenda. Em Ação! os planos de negócio são formulados integralmente pelos estudantes como parte de uma disciplina oficial de sua grade curricular. Dessa forma, os alunos aprendem o que é empreendedorismo através da prática, tendo também, por intermédio do Empreenda. Em Ação!, contato direto com profissionais da área e investidores potenciais que usualmente compõem a banca de avaliadores dos projetos/negócios do evento.

A competição consiste em rodadas de apresentações pitch, um estilo de apresentação de breve duração, formuladas com o objetivo de despertar o interesse da plateia e da banca examinadora pelo negócio proposto. Ao fim do evento, espera-se que os melhores planos de negócio estejam aptos a serem apresentados ao mercado de investidores e assim se tornarem negócios reais.

O projeto, de autoria do professor da UFOP Álvaro Rodrigues Pereira Júnior, foi iniciado no segundo semestre de 2013 e parte, em março deste ano, para sua 7ª edição. Ao longo dos 3 anos de realização, passaram pelo palco do Empreenda. Em Ação! mais de 60 grupos que apresentaram seus planos de negócio para seletas bancas formadas, a cada semestre, por empresários, investidores e acadêmicos ligados ao mundo do empreendedorismo.

Em sua última edição, o Empreenda. Em Ação! reuniu, em um evento lúdico e interativo, mais de 400 espectadores que puderam acompanhar de perto o planejamento de novos negócios e a evolução da cultura de criação e empreendedorismo na UFOP.

A inscrição para o evento é gratuita e pode ser realizada por este link. Os participantes receberão certificado.

Fonte: UFOP