Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasVacina criada em MG combate ví...

Vacina criada em MG combate vício em cocaína

Estudo da UFMG conta com apoio da FAPEMIG e está em fase de testes


Por Redação

Excitação, sensação de onipotência e de energia, falta de apetite, insônia e uma euforia passageira seguida por uma enorme depressão. Esses são os principais efeitos da cocaína, uma das drogas mais consumidas e perigosas do mundo. Segundo dados da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE), organismo das Nações Unidas, o Brasil é o segundo maior consumidor da droga no mundo.

Diante desse contexto, pesquisadores do departamento de Química e Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), desenvolveram uma substância capaz de induzir o corpo a produzir um anticorpo contra o entorpecente.

A substância produzida bloqueia a entrada da droga no cérebro, impedindo assim o seu efeito. Sem a sensação da droga, o ciclo do vício pode ser quebrado. A medida visa ser empregada juntamente com outros meios terapêuticos, impedindo a recaída. De acordo com os pesquisadores, já foi possível sintetizar e caracterizar algumas novas moléculas.

Ela já foi testada em animais e o próximo passo do estudo é iniciar os testes em humanos, o que deve ocorrer até meados de 2018.

Fonte:

Calendar

setembro 2025
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Cesta De Compras