Após vencer a 3ª edição do desafio, o estudante de Engenharia Biomédica, Felipe Bueno Vilela ganhou um curso na Universidad de Concepción, no Chile.
Por Da redação
O estudante de Engenharia Biomédica do Inatel, Filipe Bueno Vilela
O vencedor do 3º Desafio da Inovação, promovido pelo Núcleo de Empreendedorismo do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e pela empresa FIT Networks, participou de um curso na Universidad de Concepción, no Chile. Como parte da premiação, o estudante de Engenharia Biomédica do Inatel, Filipe Bueno Vilela, realizou o curso “Empreendedorismo, Autoconhecimento e Negociação”, que faz parte do Programa Empreendo, coordenado pelo professor Pedro Vera Castillo, da Universidad de Concepción.
A participação de Filipe teve o apoio de uma incubadora de projetos local e empresas que tem a sua disposição um moderno aparato de ferramentas tecnológicas para dar vida às ideias dos jovens empreendedores. “O curso foi uma experiência extremamente enriquecedora ao personalizar aspectos do empreendedorismo de acordo com minhas características e planos futuros. Foi como uma grande imersão de autoconhecimento profissional conduzida de forma muito atenciosa pelos professores Pedro Vera, Nicolas Gatica e Liliana Fernández.”, disse Filipe.
Filipe venceu o desafio com o projeto “Rede FIT Conexão Social”, que propõe uma plataforma virtual com uma rede de pessoas e empresas para suprir carências sociais, sendo a FIT Networks a mediadora desta rede. “Minha ideia surgiu meio ao acaso, após minha volta do intercâmbio nos EUA, quando vi a carência que temos em Santa Rita do Sapucaí no desenvolvimento social. Como lá nos EUA já realizavam algo parecido com isso, percebi que aqui no Brasil temos algo a mais, um sentimento de união que pode fazer a diferença, mas é necessário um movimento para que, de fato, aconteça. E a tecnologia é a ferramenta para isso”, relatou.
Questionado sobre sua participação no Banco de Ideias o aluno se disse muito grato com a oportunidade. “O Banco para mim é uma soma muito positiva de aspectos que dão base a vida prática em engenharia: questões desafiadoras, criatividade na busca por soluções e integração com o mercado. Tudo isso costurado de forma muito competente e motivadora pela equipe do NEMP. Assim, me sinto muito grato por ter me integrado a dinâmica do Banco e ter participado do desafio da FIT Networks. Por fim, fico na torcida e expectativa de que novos desafios surjam, potencializando cada vez mais o alcance das ideias de alunos e ex-alunos” finalizou.
Conhece o Cerne?
A Incubadora do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel está promovendo uma série de concursos em parceria com empresas já consolidadas no mercado, a exemplo da “Rede FIT Conexão Social”. Tal iniciativa segue as boas práticas do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), modelo realizado por Anprotec e Sebrae e que está sendo implantado na Incubadora do Inatel.
*Com informações do Inatel e da Anprotec
Fonte: