Encontros tiveram o objetivo de fomentar a importância de conexões dos setores com startups com modelos de negócios inovadores
Por Renato Carvalho/SIMI
Nessa quarta-feira, 26 de outubro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes) e a Wenovate organizaram um workshop para agentes do governo do Estado, durante a tarde, e para empresas, à noite.
O objetivo era apresentar o 100 Open Startups, que acontece durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), e também fomentar investimentos em startups do ecossistema mineiro, seja órgão governamental ou empresa privada.
Segundo o subscretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias, o trabalho da secretaria é criar um ecossistema de conexões. “Fazer com que cada vez mais pessoas pensem na inovação e tecnologia como um acelerador de resultados e de diversificação econômica”, disse.
Leonardo explicou, ainda, que a Sedectes está próxima de startups e, por isso, tem o papel de apresentar novos caminhos a outras secretarias. “O Governo é um dos maiores compradores de qualquer produto. Se a gente conectar o Governo para comprar de projetos ligados ao próprio ecossistema, ao próprio estado, a oportunidade de dar certo, e realmente mudar a nossa economia, é muito grande. Esse é o caminho.”
O diretor da Wenovate, empresa responsável pela 100 Open Startups, Bruno Rondani, destacou que o workshop visa apresentar a possibilidade de participar de um evento no qual instituições que têm recurso – e atendem uma grande quantidade de clientes/pessoas – se conectem a startups que tenham soluções e precisem desses recursos.
“Minas está cumprindo com sua proposta de ser o fechamento de todos os nossos encontros do Brasil. A gente está trazendo todas as startups que participam do programa aqui para BH, que está se colocando como o lugar certo para inovar. A gente vai conseguir trazer um público estimado de 500 e 600 pessoas entre startups, investidores e empresas”, disse Bruno, ressaltando a grande oportunidade para geração de negócios.
Fonte: