Criado em 1876 por Graham Bell, o telefone continua em evolução
Por Paula Isis/SIMI
Hoje já são 43 milhões de linhas fixas no Brasil e 257 milhões de linhas móveis. O telefone que encantou o mundo, no final do século XIX, passou por diversas evoluções para conseguir fazer com que a voz humana fosse transmitida através de longas distâncias. Em comemoração aos 140 anos da criação, o SIMI mostra a evolução do telefone.
1876- Invenção
Após muitas tentativas, em 1876, o sonho de Bell se tornou possível. Através de um aparelho, entre um cômodo e outro, Watson ouviu Bell dizendo: “Sr. Watson, preciso do senhor, venha.” Nascia, assim, o telefone. A nova invenção foi apresentada na Exposição do centenário de Filadélfia.
1877 – Comercialização
Os primeiros telefones pesavam, em média, 5 quilos e se pareciam com caixas e ficavam apoiados sobre uma mesa. Instalados em lugares distantes – sistema conhecido como ponta a ponta – cada um deles possuía um dispositivo que funcionava nos dois sentidos: servia tanto para ouvir quanto para falar.
1877 – chegada no Brasil
O telefone chegou ao Brasil trazido por Dom Pedro II. Após testar e aprovar a invenção, o Imperador ordena a instalação de linhas telefônicas interligando o Palácio do Quinta da Boa Vista às residências dos ministros. A empresa responsável, a Western and Brazilian Telegraph, inaugurou, efetivamente, a telefonia no Brasil com aproximadamente 800 aparelhos.
1880 – Telefone público
O primeiro telefone público foi instalado nos Estados Unidos, na cidade de New Haven, em Connecticut. A estação era realizada na sala com uma atendente que auxiliava e realizava a cobrança pela ligação.
1892 – Ligação direta
Revoltado com os telefonistas que não conseguiam passar ligações diretamente, o agente funerário Almon Strowger usou alfinetes e caixas para criar uma maneira de fazer ligações diretas. A partir de 1892, o princípio que ele utilizou virou a tecnologia utilizada em todos os aparelhos.
1935 – O orelhão
Em 1935, o Brasil ganha o primeiro telefone público. O posto foi instalado numa galeria do centro do Rio de Janeiro, onde hoje é o Edifício Avenida Central. Naquela época, o telefone ainda não tinha o formato de orelha. Somente em 1972, os famosos orelhões apareceram.
1973 – O celular
Após 13 anos de pesquisa, o gerente geral da Motorola, Martin Cooper, fez a primeira ligação via celular. O aparelho pesava 1 quilo e media 25cm de altura. Dez anos depois, a Motorola passou a vender o aparelho por aproximadamente 10 mil reais.
1994 – Alô pela Internet
A mais recente revolução do telefone se deu com o desenvolvimento do chamado VoIP – Voice over Internet Protocol. A tecnologia criada pela empresa israelense VocaTel permite a comunicação de voz entre pessoas pela internet.
Aperte o play e confira a evolução do telefone celular:
*Com informações do Ministério das Comunicações e Guia do Estudante.
Fotos: Pixabay
Fonte: