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5 mulheres de impacto do mercado nacional

Elas estão à frente de empresas brasileiras muito bem sucedidas. Conheça quem são elas e quais as histórias por trás de tanto sucesso


Por da Redação

Elas são inspirações para homens e mulheres. E no que depender do exemplo delas, ver mulheres na linha de frente de grandes empresas será cada vez mais comum em nosso país. Além de enfrentarem preconceitos em um universo liderado, em sua maior parte, por homens, algumas romperam barreiras sociais.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o SIMI reuniu a história dessas cinco mulheres de negócio de altíssimo impacto.

Leila Velez e Zica Assis do Beleza Natural

Todos os dias uma ex-empregada doméstica, um ex-taxista e dois ex-atendes do Mc Donald’s entravam em ônibus do transporte público para afixar no mural, atrás do vidro do motorista, o anúncio que continha a seguinte frase: “Se seus cabelos são um problema, nós somos a solução”. Quando o ônibus ia para a garagem, o papel era arrancado pelos supervisores. Mas logo pela manhã, lá estavam eles de novo, fazendo sua divulgação.

Essa história começou há 21 anos, quando Zica Assis desenvolveu uma fórmula perfeita para dar balanço aos seus cachos super rebeldes. Após inúmeros testes, ela desenvolveu o produto ideal. Naquele momento, em uma salinha de 30m², nascia o Beleza Natural, primeiro instituto especializado em cabelos crespos e ondulados do Brasil.

Luiza Helena Trajano do Magazine Luiza

Nascida e criada no interior de São Paulo, em Franca, Luiza aprendeu a inteligência emocional com a mãe, e o empreendedorismo e o espírito de vendedora com a tia, também Luiza. Honestidade, generosidade e aprendizado constante, foram as ferramentas essenciais para transformar a loja fundada pelos tios em um dos maiores varejistas do país: o Magazine Luiza.

Sônia Hess da Dudalina

Durante uma das viagens a São Paulo para reabastecer o estoque da lojinha, Seu Duda comprou muito mais do que deveria de um determinado tecido. O que poderia ter se tornado prejuízo, nas mãos de Dona Lina, virou uma grande oportunidade. Ela descosturou uma camisa que estava à venda para entender como a peça era feita e, em seguida, contratou duas costureiras que fizerem três camisas que acabaram sendo vendidas bem rápido. Do espírito empreendedor de Don Dudalina, nascia, em 1957, a Dudalina.

Sônia Hess é a única filha mulher dos 11 filhos de Seu Duda e Dona Lina.

As primeiras lojas de Balneário Camboriú foram deles. Segundo Sônia, as tocadas pela mãe, de quem herdou a sensibilidade para os negócios, eram muito mais bem sucedidas. Atualmente, Sônia é presidente a da camisaria fundada pelos dois e a transformou na maior exportadora de camisas do país.

Alcione Albanesi | FLC

Alcione Albanesi viu seu lado empreendedor se manifestar cedo. Aos 14 anos, arranjou um trabalho como modelo, mas o que ela queria mesmo era ser dona da confecção de roupas, por isso se inseria nos bastidores do corte e costura. Montou sua própria confecção e, aos 17 anos, já tinha 80 funcionários.

Em 1992, Alcione encontrou uma lâmpada fluorescente sendo vendida a baixo custo em uma loja nos EUA, que era muito mais barata que no Brasil, onde ainda era novidade. Quando leu “Made in China” no rótulo do produto, resolveu ir sozinha até o país para conhecer melhor o produto. Foram 71 viagens à China desde então, que contribuíram para a criação e o rápido crescimento da FLC.

*Com informações da Endeavor

Fonte:

Cesta De Compras