Com a premissa de trocar ideias, startup mineira usa podcasts em plataforma de disseminação de conhecimento
Por Franco Serrano/SIMI
A tecnologia serve, entre outros pontos, para facilitar a vida das pessoas. A falta de tempo que muitas pessoas têm para adquirir novos conhecimentos, faz com que elas não consigam encaixarem sua rotina rígidas metodologias de estudo. Por outro lado, produtores de conteúdo não têm espaço com uma audiência já formada para publicar seus podcasts e sofrem com diversas implicações nesse processo, o que acaba fazendo com que posterguem esse plano ou simplesmente desistam da ideia. Por alguns anos, esses motivos afastaram as pessoas dos podcasts, desde o boom da modalidade no começo dos anos 2000.
Com essa problemática nas mãos, oito empreendedores, fissurados por podcasts, que se conheceram em um fórum, criaram o Aprendocast: uma plataforma colaborativa para disseminação de conhecimento por meio de podcasts. A ideia surgiu em outubro de 2015 e agora oferece o suporte para os produtores e ouvintes de forma gratuita.
Com 81 episódios já publicados, o Aprendocast apareceu diversas vezes no top 10 do iTunes na categoria negócios e hoje conta com mais de 116 mil plays nos áudios. Isso é mais do que uma prova de que o podcast é uma mídia que irá voltar a ocupar lugar de destaque na web
Você: o gerador de conteúdo
Qualquer pessoa pode enviar áudios para a plataforma. Antes de entrar no ar, esses materiais são avaliados por uma equipe que verifica se o conteúdo tem qualidade satisfatória, se o produtor está de acordo com os termos de uso do serviço e se o áudio precisa passar por algum tipo de edição.
A facilidade de os arquivos em áudios serem leves e poderem ser facilmente acessados via dispositivos móveis em qualquer lugar são a aposta da startup para ser o modelo mais acessível para o consumidor final.
Democratização do conhecimento
A tecnologia, no caso do Aprendocast, está sendo usada para facilitar a vida e oferecer conteúdo de qualidade de maneira gratuita na internet. É o que afirma o fundador da startup, Júlio Vieria, natural da cidade de Sabará. “Somos um espaço colaborativo para quem gosta de ensinar e ama aprender. Nós prezamos muito pela democratização do ensino, portanto, qualquer pessoa pode contribuir com algum conhecimento dentro da nossa plataforma.
Desbrave um mundo de possibilidades e aprendizados com o Aprendocast acessando aprendocast.com.br
Fonte: