Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasUFMG recebe workshop AIMday Sm...

UFMG recebe workshop AIMday Smart Industries

Empresas de renome participarão do evento para discutir desafios tecnológicos em revolução industrial


Por Redação

Acontece no dia 19 de maio, em Belo Horizonte (MG), o Workshop AIMday Smart Industries, que tem como objetivo encontrar soluções para os desafios da chamada indústria inteligente (smart industry) – considerada a nova revolução industrial por integrar a manufatura com o estado da arte da tecnologia de informação e comunicação, conectando pessoas, máquinas e processos inteligentemente.

Na capital mineira, o evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que está comemorando 30 anos e do Sistema Mineiro de Inovação – Simi. Cerca de dez grandes empresas já confirmaram participação, entre elas Akaer Engenharia, Saab AB, Atlas Copco Brasil, Ericsson Telecomunicações, Volvo Cars, Fibria Celulose, Vallourec do Brasil e Instituto Tecnológico Vale.

As empresas discutirão seus desafios com cerca de 25 especialistas no assunto, do Brasil e da Suécia, um dos países da Europa que está na fronteira do desenvolvimento de tecnologias voltadas para smart industry.

Do Brasil, um dos acadêmicos confirmados é o especialista em redes neurais artificiais, Antônio Braga, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele cita algumas tendências tecnológicas, apontadas como os drivers dessa revolução: big data e analytics, sistemas autônomos adaptativos, computação em nuvem, integração horizontal e vertical de sistemas, internet das coisas industrial, sistemas físico-cibernéticos e cybersegurança.

Drivers da revolução
“Trata-se de uma revolução que ocorre no mundo todo, em todos os setores, das empresas de manufatura às que vendem tecnologia”, conta Lars-Eric Larsson, vice-diretor da Uppsala University (UU Innovation). Segundo Larsson, com a aquisição de equipamentos cada vez mais complexos, a quantidade de informação só aumenta e a indústria não tem como processá-la.

“A iniciativa de operar sob o conceito de smart industry acontece para resolver um problema que já é real para a indústria: o excesso de informação.

Segundo Alessandra Holmo, Managing Director do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB) – um dos organizadores do evento, a expectativa é que o workshop seja um starting point de uma nova área de cooperação entre Brasil e Suécia baseada no conceito da hélice tripla (governo-academia-indústria), sendo fundamental neste processo o apoio da Fapemig, agência de fomento de Minas Gerais, e da VINNOVA, agência de financiamento da Suécia.

“Nosso objetivo é estimular projetos colaborativos e o AIMday tem se mostrado uma ferramenta valiosa neste processo”, afirma. “A Suécia, por sua vez, pode ser um parceiro estratégico dada as suas competências”, acrescenta. O país, mostra o relatório Big Data Analytics: A Research and Innovation Agenda for Sweden, tem forte tradição de pesquisa em análise de big data – um dos pré-requisitos para que as organizações operem de acordo com os princípios de smart industries.

O evento
O Workshop AIMday Smart Industries será realizado em Belo Horizonte (MG), no dia 19 de maio, na UFMG, e integra a programação do Brazil-Sweden Excellence Seminar. Está sendo organizado por meio de uma parceria multi-institucional entre o CISB, a Uppsala University, a Linköping University (LiU), a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Clique aqui e confira programação do evento. Para participar encaminhei um e-mail para marialuiza.sarmento@simi.org.br solicitando a participação.  

*Com informações de Fapemig
Foto: Tesla Motors

Fonte:

Calendar

julho 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Cesta De Compras