Empresas de renome participarão do evento para discutir desafios tecnológicos em revolução industrial
Por Redação
Acontece no dia 19 de maio, em Belo Horizonte (MG), o Workshop AIMday Smart Industries, que tem como objetivo encontrar soluções para os desafios da chamada indústria inteligente (smart industry) – considerada a nova revolução industrial por integrar a manufatura com o estado da arte da tecnologia de informação e comunicação, conectando pessoas, máquinas e processos inteligentemente.
Na capital mineira, o evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que está comemorando 30 anos e do Sistema Mineiro de Inovação – Simi. Cerca de dez grandes empresas já confirmaram participação, entre elas Akaer Engenharia, Saab AB, Atlas Copco Brasil, Ericsson Telecomunicações, Volvo Cars, Fibria Celulose, Vallourec do Brasil e Instituto Tecnológico Vale.
As empresas discutirão seus desafios com cerca de 25 especialistas no assunto, do Brasil e da Suécia, um dos países da Europa que está na fronteira do desenvolvimento de tecnologias voltadas para smart industry.
Do Brasil, um dos acadêmicos confirmados é o especialista em redes neurais artificiais, Antônio Braga, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele cita algumas tendências tecnológicas, apontadas como os drivers dessa revolução: big data e analytics, sistemas autônomos adaptativos, computação em nuvem, integração horizontal e vertical de sistemas, internet das coisas industrial, sistemas físico-cibernéticos e cybersegurança.
Drivers da revolução
“Trata-se de uma revolução que ocorre no mundo todo, em todos os setores, das empresas de manufatura às que vendem tecnologia”, conta Lars-Eric Larsson, vice-diretor da Uppsala University (UU Innovation). Segundo Larsson, com a aquisição de equipamentos cada vez mais complexos, a quantidade de informação só aumenta e a indústria não tem como processá-la.
“A iniciativa de operar sob o conceito de smart industry acontece para resolver um problema que já é real para a indústria: o excesso de informação.
Segundo Alessandra Holmo, Managing Director do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB) – um dos organizadores do evento, a expectativa é que o workshop seja um starting point de uma nova área de cooperação entre Brasil e Suécia baseada no conceito da hélice tripla (governo-academia-indústria), sendo fundamental neste processo o apoio da Fapemig, agência de fomento de Minas Gerais, e da VINNOVA, agência de financiamento da Suécia.
“Nosso objetivo é estimular projetos colaborativos e o AIMday tem se mostrado uma ferramenta valiosa neste processo”, afirma. “A Suécia, por sua vez, pode ser um parceiro estratégico dada as suas competências”, acrescenta. O país, mostra o relatório Big Data Analytics: A Research and Innovation Agenda for Sweden, tem forte tradição de pesquisa em análise de big data – um dos pré-requisitos para que as organizações operem de acordo com os princípios de smart industries.
O evento
O Workshop AIMday Smart Industries será realizado em Belo Horizonte (MG), no dia 19 de maio, na UFMG, e integra a programação do Brazil-Sweden Excellence Seminar. Está sendo organizado por meio de uma parceria multi-institucional entre o CISB, a Uppsala University, a Linköping University (LiU), a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Clique aqui e confira programação do evento. Para participar encaminhei um e-mail para marialuiza.sarmento@simi.org.br solicitando a participação.
*Com informações de Fapemig
Foto: Tesla Motors
Fonte: