Evento de Biotecnologia e Ciências da Vida aconteceu em São Francisco, na Califórnia – EUA
Por Redação
O setor de Biotecnologia de Minas Gerais marcou presença no Bio International Convention que terminou nesta quinta-feira, 09, em São Francisco na Califórnia. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sectes, e o INDI – Instituto de Desenvolvimento Integrado apoiaram a iniciativa.
O evento é considerado um dos mais importantes do mundo na área e a delegação mineira integrou o pavilhão brasileiro na BIO, que contou com a participação de empresas, representantes de clusters, instituições governamentais e não governamentais do setor de Biotecnologia.
Minas Gerais na convenção
A delegação mineira está sendo representada pela Anbiotec – Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida que, recentemente, mudou sua atuação e passou a atuar não só em Minas Gerais, onde foi fundada e possui sede, mas também em todo o Brasil. “É muito importante o Governo de Minas e o setor empresarial marcarem presença nesse evento internacional. Sem o apoio do Governo não teríamos condições de estar nesse espaço e trazer as empresas mineiras de Biotecnologia. Temos que agradecer a oportunidade, pois estamos colocando as empresas em destaque internacional, onde estão os grandes players da saúde”, destacou Silvio Arndt, presidente da Anbiotec.
A programação da Bio Convention aconteceu durante toda a semana em São Francisco e contou com vários eventos paralelos. O SUMMIT BRASIL BIOTECH 2016: Definição de Estratégia para a Internacionalização da Cadeia de Biotecnologia Brasileira marcou o primeiro dia do evento. O objetivo foi aproximar pesquisadores e empreendedores brasileiros que atuam em centros de pesquisa e empresas nos Estados Unidos e no Brasil, inclusive mineiros.
“O apoio do Governo de Minas e da Anbiotec foram essenciais para que a Ecovec pudesse participar desse evento e mostrar essa tecnologia totalmente brasileira e inovadora no controle e prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, problema que não é apenas do Brasil, mas do mundo todo”, destacou Cecília Marques Toledo, CEO da Ecovec, empresa mineira sediada no BH-Tec.
O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da SECTES, Leonardo Dias, participou do evento juntamente com a diretora de Inovação Social e Ambiental, Lívia Leão. “É uma satisfação representar o Governo de Minas neste importante evento, principalmente para mostrar o sucesso das inovações de Biotecnologia em Minas Gerais. Temos que pensar estrategicamente o setor, pois ele é portador de futuro e nosso estado tem grande potencial”, destacou o subsecretário.
Fonte: