InicialBlogNotíciasPrograma Nexu da UFMG já está ...

Programa Nexu da UFMG já está na reta final

O encerramento da primeira edição acontece no dia 28 de junho, quando os alunos apresentarão seus planos de transferência tecnológica

Planejar, entender e produzir um Plano de Transferência Tecnológica efetivo. Esses têm sido o desafio dos 24 estudantes selecionados para a primeira edição do Programa Nexu da Universidade Federal de Minas Gerais.

O programa, que teve início no dia 14 de maio deste ano, é uma iniciativa da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) e busca a conexão de tecnologias desenvolvidas na universidade com o mercado e a sociedade. Para tanto, os participantes foram divididos em grupos multidisciplinares de quatro componentes cada, escolheram seis patentes dentre algumas opções oferecidas pela equipe organizadora do Nexu e tornaram-se responsáveis por realizar o Plano de Transferência das respectivas tecnologias produzidas na universidade.

Por meio de palestras, consultorias e trabalhos em grupo, realizados nas salas de coworking do programa, os alunos são preparados para executarem todas as etapas previstas para a criação do plano. De acordo com Fernanda Tempesta, estudante da UFMG e participante do Nexu, essas atividades são importantes para direcionar e nortear os alunos, “elas nos ajudam a saber para onde seguir, o que melhorar e quais são os melhores passos para a inovação”.

As capacitações são ministradas por parceiros do Nexu, como Sebrae, Instituto Inovação, Sympla, Fiemg e outros, que já abordaram diversos temas relacionados às áreas de inovação, empreendedorismo, negócios e marketing.

No início de junho, os grupos realizaram apresentações parciais relativas ao andamento da produção dos planos de transferência. Os alunos tiverem quatro minutos para apresentar o conteúdo e passaram por quatro minutos de arguição. Além de avaliar os processos de criação do plano, o intuito da mostra foi detectar os pontos mais complexos e sensíveis dos trabalhos já realizados, para que eles possam ser lapidados e desenvolvidos de forma assertiva nessa reta final do programa

O encerramento da primeira edição do Nexu acontece no dia 28 de junho. Neste dia os grupos realizarão um Pitch dos respectivos Planos de Transferência Tecnológica para uma banca examinadora, que será composta por órgãos de fomento e parceiros do Nexu. A próxima edição do Programa está prevista para o primeiro semestre de 2017.

Para mais informações acesse nexu.strikingly.com