A capital mineira ocupa a 7º colocação no ranking Connected Smart Cities 2016
Por Redação
Entre as cidades que mais investem em soluções inteligentes para melhorar a qualidade de vida da população, algumas, como Belo Horizonte, se destacam por fazerem a diferença quando o assunto é tecnologia e inovação. É o que revela o ranking Connected Smart Cities (Cidades Inteligentes conectadas), realizado pela consultoria Urban Systems, que analisou 12 indicadores em 662 municípios brasileiros.
Em 2016, o título de cidade mais inovadora e que utiliza a tecnologia ficou para a terra da garoa, São Paulo. No ano passado, o Rio de Janeiro, atual sede dos jogos olímpicos de 2016, liderou o ranking.
De acordo com o estudo, a capital paulista aparece no topo da lista pela qualidade na oferta de infraestrutura de comunicação, como serviço de internet 4G, fibra ótica e banda larga de alta velocidade.
BH deseja o topo do ranking
Buscando transformar Belo Horizonte em umas três cidades mais inovadores do país, o Governo de Minas Gerais tem investido em programas de inovação e tecnologia, como o Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development)
O secretário de ciência, tecnologia e ensino superior do Estado, Miguel Correa, ressaltou que o governo está investindo, cada vez mais, no setor e que o Seed é apenas um dos projetos. “Belo Horizonte, e consequentemente Minas Gerais, está se tornando um dos melhores lugares para trabalhar inovação”, completou o secretário durante a inauguração da terceira rodada do programa, no início do mês.
Abaixo você confere as 10 cidades que receberam as maiores pontuações em 2016:
Ranking Cidade Pontuação
1º São Paulo (SP) 6,401
2º Rio de Janeiro (RJ) 6,218
3º Florianópolis (SC) 5,135
4º Porto Alegre (RS) 4,754
5º Brasília (DF) 4,682
6º Campinas (SP) 4,659
7º Belo Horizonte (MG) 4,612
8º Curitiba (PR) 4,293
9º Recife (PE) 4,128
10º Salvador (BA) 3,767
*Com informações do portal Exame
Fonte: