Levantamento da Associação Brasileira de Automação aponta que 9 em cada 10 empresas irão abraçar a tecnologia inovadora no próximo ano
Por Franco Serrano/SIMI
Coletiva de apresentação da pesquisa durante a Conferência da GS1 Brasil – Foto: Divulgação/GS1Brasil
Apesar do cenário econômico instável, a terceira edição da série de estudos intitulada “Consumidores e Empresas: Tendências e comportamento no mercado nacional”, da Associação Brasileira de Automação – GS1-Brasil revelou a intenção das empresas dos setores alimentício, industrial e de saúde em investir em inovação como ponto de fuga quanto às incertezas do futuro. Os resultados da pesquisa foram divulgados durante 6ª Conferência Internacional da GS1 Brasil, no final de junho em São Paulo.
Segundo a pesquisa, 87% dos entrevistados estão se preparando para investir em inovação, deste montante, 60% deles querem reservar até 3% de todo o seu faturamento para a área. O que é um ponto bem positivo neste cenário que vivemos. “O grau de investimento demonstra o quanto as empresas estão dispostas a investir no próximo ano, isto demonstra que mesmo em tempos de crise as empresas estão pensando em manter parte de seu faturamento para inovar o seu negócio, sendo em busca de oportunidades ou para automatizar a sua empresa.” completa Marina Pereira, gerente de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira de Automação.
Amostragem
A pesquisa entrevistou 550 pessoas de todo país, ligadas às empresas do ramo de alimentos (41% – bebidas, frutas, legumes e verduras, panificação e padaria); indústria (37% – Higiene e Limpeza, cosméticos, química, têxtil, couro e calçados) e saúde (22% – indústria farmacêutica, equipamentos e produtos para saúde).
O mercado
O resultado da pesquisa leva a crer que o brasileiro acredita que novas tecnologias surgirão e mudarão a forma como ele visita o varejo. Ainda não sabe se é por meio de aplicativos, inteligência artificial ou código de barras. Mas ele acredita que a tecnologia vai revolucionar sua forma de ir às compras, fato que já vem acontecendo há alguns anos.
Fica claro que a experiência de compra também será impactada pela tecnologia, e que o consumidor deseja até mesmo comprar via realidade aumentada. A GS1 Brasil já expõe em seu Centro de Inovação e Tecnologia algumas das tecnologias que o consumidor pode ter no futuro. Elas já estão sendo adotadas pela indústria e empresas de logística e varejos para integrar todos os pontos da cadeia de suprimentos, por exemplo.
Outras informações sobre a atuação centro e agendamento de visitas podem ser feitas através do site: www.gs1br.org/cit
Acesse a pesquisa completa sobre as tendências e comportamento no mercado nacional clicando aqui.
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