Empresas mineiras, aceleradas pelo Seed, vencem mais de 40 negócios que disputaram o Startup Games, no Rio de Janeiro
Por Paula Isis / Simi
Assim como atletas do mundo inteiro desembarcaram no Rio, na última semana, para participar dos Jogos Olímpicos 2016, empreendedores de vários países, como Chile, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Venezuela e Brasil, vieram participar da Olimpíada de Startups, o Startup Games.
Concentrados em buscar investidores para os seus negócios e traçar a melhor estratégia para investir 1 milhão de libras fictícias, os participantes se reuniram, durante os dias 8 e 9 de agosto, na residência oficial do Reino Unido durante a Rio 2016, onde puderam assistir palestras e fazer networking com investidores e aceleradoras renomadas de vários países.
As duas mineiras, BeerOrCoffee e Risü, revezavam o topo do ranking entre as que receberam mais investimentos. Até o fim da manhã, ainda era impossível saber quem conquistaria a medalha de ouro olímpica do empreendedorismo. Mas, após o almoço, o resultado parcial mostrou que quem assumia o topo do pódio era a empresa liderada pelos irmãos Roberta e Pedro Vaconcellos, a BeerOrCoffee.
Após algumas horas de incertezas e mais mentorias, o suspense chegou ao fim. Nas mãos de Andrew Humphries, criador do game, estavam os nomes dos campeões que disputavam em duas categorias: melhores investidores e startups que mais receberam investimentos.
A Risü e a Authorship.me, startups aceleradas pelo Seed, conquistaram, respectivamente, as medalhes de bronze e prata como melhores investidores. O primeiro lugar da categoria ficou com a Preço Certo, do Rio de Janeiro. Francis Andrade, CEO da Risu, comentou que o segredo para ficar entre os primeiros colocados foi investir logo no começo, além da experiência da equipe com o mercado financeiro.
Em seguida, foi a vez de conhecer quais startups receberiam o prêmio da noite, as que receberam mais investimentos. O primeiro lugar ficou mesmo com a família Vasconcellos. A BeerOrCoffee conquistou o topo do pódio ao receber 412 milhões de libras fictícias.
“Muito mais que o prêmio, é o aprendizado que adquirimos aqui. A gente se desenvolveu, encontramos oportunidades de negócios. Então, isso é melhor que qualquer prêmio”, disse Pedro, co-fundador da startup.
O segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com a Virturian e a Lett Insights, ambas da 3ª rodada do maior programa público de aceleração de ideias do Brasil, o Seed.
Confira cobertura realizada pela TV Simi:
Minas Gerais é representado por 22 startups
O destaque mineiro obtido na competição não é por acaso. O estado vem se destacando como polo de empreendedorismo nacional e internacional, além de ser uma potência em ciência e tecnologia. Minas é o segundo maior ecossistema de startups do Brasil, com cerca de 400 empresas; abriga o San Pedro Valley, comunidade de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país; conta com mais de 20 incubadoras distribuídas em 16 cidades e é o maior estado em número de universidades públicas do Brasil (11 federais e 2 estaduais).
De acordo com o cônsul britânico Thomas Nemes, Minas Gerais é um estado de muita importância estratégica para eles. “Abrimos nosso Consulado Geral aqui (Belo Horizonte) em setembro de 2015 e nossa equipe está se concentrando em oportunidades de comércio e investimentos em Minas. Vejo uma economia relativamente diversificada com setores mais tradicionais, como mineração e o agronegócio, e essas novas economias que vão agregar mais valores amanhã, na área de startup e tecnologia da informação”, assinalou.
Confira a lista completa com os vencedores da noite:
– Startup com maior impacto social: Malalai (MG)
– Startup mais atrativa para investimentos: Solides (MG)
– Startup com o maior preparo para internacionalizar: Start Investimentos (MG)
– Startup mais criativa: Trakto (Maceió)
– Startup que mais cresceu durante o jogo: Dark It (MG)
– Startup mais determinada: Allgoo (SP)
Prêmio de melhores investidores:
1º lugar: Preço Certo (RJ)
2º lugar: Authorship.me (MG)
3º lugar: Risü (MG)
Prêmio startup com mais investimentos recebidos:
1º lugar: BeerOrCoffee (MG)
2º lugar: Virturian (MG)
3º lugar: Lett Insights (MG)
Com colaboração de Matheus Fonseca e Daniele Cardoso.
Leia também:
• Fundador da The Bakery London inspira delegação mineira que participará do Startup Games
• Empreendedores britânicos trocam experiências com participantes do Startup Games 2016
• Vencedor da primeira edição do Startup Games dá dicas para os novos empreendedores
Fonte: