Seis estudantes participam de um projeto de iniciação científica e disseminam o conhecimento por um canal no YouTube
Por Redação

O YouTube se tornou uma grande fonte de conteúdos dos mais diversos tipos. De forma democrática, lá pessoas comuns têm a oportunidade de falar sobre o que quiserem e até se tornarem referências em assuntos.
Um grupo de seis jovens cientistas mirins está fazendo sucesso na plataforma com vídeos sobre microbiologia. O canal Incrível Invisível é produzido pelos youtubers Duda, Carol, Gustavo, Alice, Amanda e Kaká. O grupo estuda na Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo, na região Nordeste de Belo Horizonte, e faz iniciação científica em parceria com o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e o Laboratório de Microbiologia Aplicada do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
Na iniciação científica os jovens participam de discussões e pesquisas sobre microrganismos. Como parte do projeto “O Incrível Invisível”: microrganismos em ação”, os cientistas mirins são responsáveis por multiplicar os conhecimentos e experiências adquiridos no projeto para os 150 alunos do 3º ano do ensino fundamental, além de envolver toda a comunidade escolar.
A partir daí, surgiu a ideia de fazer um canal no YouTube. Para tornar a linguagem científica mais fácil e atraente, as funções e os papéis dos microrganismos no microssistema são estudados em comparação com os poderes de super-heróis infantis. Além dos vídeos, o grupo produziu um álbum de figurinhas com desenhos de 16 microrganismos que são estudados.
Assista a um dos vídeos:
Conteúdos
Os alunos da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo ajudam a multiplicar os conhecimentos adquiridos no projeto. Entre eles estão o cultivo de microrganismos; acompanhamento da velocidade em que eles se multiplicam; aprendizado sobre alimentos; identificação do bolor como um conjunto de fungos, além de estudos sobre antibióticos contra bactérias que ajudam a salvar a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.
Fonte: