Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasTecnologia usada na UFMG monit...

Tecnologia usada na UFMG monitora alimentação de fêmeas suínas

Comedouro automatizado gera dados que vão ajudar no planejamento de dietas individuais


Por Redação

Comedouro automatizado armazena dados sobre alimentação dos animais
Crédito: Amanda Lelis/UFMG

A literatura científica reúne dados gerais sobre as necessidades nutricionais de fêmeas suínas em período de maternidade. No entanto, há uma carência de informações sobre a distribuição do consumo alimentar ao longo do dia ou sobre a interferência ambiental e climática no comportamento dos animais.

Diante dessa necessidade, a Fazenda Experimental Professor Hamilton de Abreu Navarro, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) do campus da UFMG em Montes Claros, vai passar a monitorar as fêmeas da granja de suínos 24 horas por dia. A coleta de dados será possível a partir de um equipamento instalado no local.

O sistema é um comedouro automatizado interligado a um software que armazena dados sobre a alimentação dos animais. “Queremos entender a cinética de comportamento associada com mudanças fisiológicas e metabólicas. Com o sistema conseguimos traçar uma estratégia de alimentação para o produtor trabalhar com esse animal na granja com mais eficiência”, explica Bruno Silva, professor de nutrição e produção de suínos no ICA e coordenador da granja.

São oito celas parideiras equipadas com o sistema. A proposta é que, a partir da implementação da tecnologia, as informações de cada animal sejam registradas continuamente, a cada ciclo de produção na maternidade.

Os equipamentos coletam dados como o volume total de ração ingerida, o tipo de ração que a fêmea comeu, os horários da alimentação e o quantitativo em gramas ingerido a cada visita ao comedouro. As informações são armazenadas em um software no computador da equipe de trabalho e geram relatórios que irão subsidiar pesquisas científicas. Os dados possibilitam atender individualmente cada animal, com base na necessidade identificada.

Pioneira

A granja de suínos da UFMG é a primeira da América Latina a implantar a tecnologia. Segundo Bruno, a instalação dos equipamentos abre a oportunidade de desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e possibilita a melhoria do bem-estar dos animais, com a oferta de alimentação planejada individualmente.

Fonte:

Cesta De Compras