InicialBlogNotíciasA universidade mais criativa d...

A universidade mais criativa do mundo, que fica dentro da Nasa, está com vagas abertas

Conheça as seis dicas importantes para quem quer se candidatar para a Singularity University

Por Alysson Lisboa/SIMI

Time dos alunos da Singularity University: mentes abertas para pensar o impacto das tecnologias no futuro das pessoas

Quer estudar na Universidade mais criativa do planeta? A Singularity University (SU), apoiada pelo Google, é o sonho dos mais respeitados cientistas, professores e mentes criativas do mundo. Além do Google, são parceiros da instituição – que fica localizada dentro da Nasa no Silicon Valley, na Califórnia -, a Cisco, Nokia, Autodesk, entre outros.

O espaço inovador desafia os participantes no mapeamento das próximas tecnologias que vão impactar positivamente o nosso futuro. Na pauta, assuntos como biotecnologia, inteligência artificial e neurociência buscam ajudar na melhoria da educação, energia renovável, alimentação, redução da pobreza, segurança entre outras. Já foram criadas mais de 100 startups e diversos produtos já se transformaram em patentes. Para se ter uma ideia, é lá que foi realizada a primeira impressão de órgão humano em laboratório.

O objetivo é mapear as próximas tecnologias de grande impacto social.
A Singularity University busca mentes brilhantes e suas ideias inovadoras.

Quem conheceu de perto a SU foi a jornalista belo-horizontina Mariana Fonseca. Primeira mineira a participar do programa em 2014, ela retornou no ano passado para ajudar outros alunos. Ao todo foram selecionados 80 candidatos em mais de 35 países.

Mariana já trabalhou com Gilberto Dimenstein no site porvir.org e agora é gestora em outro projeto, o Mariposa. A empresa produz pesquisa e consultoria sobre futurismo e impacto na área da educação, tecnologia e social. Com a energia renovada, proporcionada pela instigante imersão que viveu nos Estados Unidos, a mineira coloca no ar, mês que vem, outra startup, a Pipe. A proposta é trabalhar com monitoria para negócios na área de saúde, educação, tecnologias verdes, finanças sociais, mobilidade etc.

“A maioria das startups que trabalham em áreas de alto impacto com governança, água, energia etc, acabam não tendo acesso aos fundos de investimento. Criar um aplicativo para táxis e outro para educação são problemas muito distintos”, afirma Mariana. Para ela, o investimento em áreas de maior relevância são acessíveis mas, muitas vezes, o investidor desconhece onde estão as empresas para investir.

Saiba mais sobre as empresas em:
www.mariaposa.social
pipe.social

Quer participar da seleção da Singularity, corra que ainda dá tempo. As inscrições vão até 7/3 através do site: www.singularityu.org

Seis dicas para se dar bem na seleção da Singularity University
1. A Singularity não é uma universidade tradicional. Lá você terá uma visão geral do mundo e de tudo que esta acontecendo. Depois é você quem busca sua trajetória de estudos. A SU não é um ambiente acadêmico profissional que visa o aprofundamento de temas. Você gosta de informação e quer ter uma panorama de tudo que está acontecendo de mais atual? Então essa é a sua universidade.

2. Quando você chegar na SU terá que montar seu time. É possível até que não trabalhe no seu projeto inicial. São cinco semanas de muito conteúdo e visitas técnicas em Sillicon Valley. Tudo isso para abrir sua mente e colocar ideias no papel.

3. Existem basicamente dois programas na SU. O executivo que é voltado mais para negócios. São cursos com prazos mais curtos e foco em tecnologia. O Global Solutions Program (GSP) tem foco na formação empreendedora dos alunos e o resultado final é a criação de startups. Temas como a fome na África, tecnologia em água, sustentabilidade, ética, política e como tudo isso está impactando o mundo. Muito mais que o diploma, o que vale é sua história e sua capacidade inventiva.

4. Nas salas de aula a diversidade é incrível. Você senta ao lado de gente que quer ser astronauta, comediantes, jornalista etc. Todo mundo precisa ter paixão por tecnologia e vontade de resolver problemas globais.

5. Mostre o quanto diverso você é. Não seja monotemático. A multidisciplinaridade vai te ajudar a inovar. Pense fora da zona de conforto. Na Singularity você terá um cenário muito diverso. Vai precisar provar que é uma pessoa criativa.

6. Peça uma boa carta de recomendação. Procure a ajuda de profissionais que te conhecem muito. Gente influente capaz de dizer sobre suas qualidades e sua competências nas mais diversas áreas. Não se esqueça também de apresentar a pessoa que está indicando seu nome. Mesmo que ele seja conhecido no Brasil, pode ser um estranho para a examinador.

Fotos internas: Mariana Fonseca/Divulgação
Foto home: Singularity Education Group/Divulgação