Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasAluno da UFMG cria game para e...

Aluno da UFMG cria game para estimular interesse pela botânica

Jogo mescla desafios e informações sobre a fisiologia do pé de feijão para alunos do ensino fundamental e médio


Por Redação

A simples experiência escolar de plantar uma semente de feijão no algodão, molhá-la diariamente e acompanhar sua germinação é um dos primeiros contatos de muitas pessoas com a botânica. Inspirado nesse processo, o estudante de Ciências Biológicas da UFMG, Anderson Almeida, desenvolveu um jogo educacional para despertar o interesse de alunos do ensino fundamental e médio para o estudo da botânica.

O jogo Meu Pé de Feijão alia a tecnologia e a educação. O personagem principal, Andinho, ajuda os animais a recuperarem os feijões roubados pelo temido professor Botânicous. O jogador precisa se esquivar de lagartas e outras armadilhas, sem deixar de colher os grãos espalhados pelo caminho.

Durante a jornada, o personagem encontra diversos conteúdos – em vídeos, imagens, textos e perguntas – que auxiliam os alunos a compreender as estruturas, o desenvolvimento e a fisiologia do feijoeiro. São duas etapas chamadas de fase da semente e fase da raiz. Ao fim de cada uma, o jogador deve responder perguntas acessadas por um QR Code no celular. A iniciativa permite, ainda, que professores tenham acesso ao banco de dados gerado dentro do jogo para visualizarem as respostas de seus alunos.

O jogo ainda está em sua versão beta de desenvolvimento. Opiniões, ideias e colaborações sobre a utilização do Meu pé de feijão podem ser enviadas para o e-mail andersonalmeida@ufmg.br.

Conheça o jogo clicando no link https://jogoeducacional.bitballoon.com/

Fonte:

Calendar

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Cesta De Compras