Uberlândia e BH são as duas cidades do Brasil mais rápidas para se abrir um negócio
Por Franco Serrano/SIMI
Uberlândia: são necessários apenas 24 dias para abrir uma empresa na cidade.
Uma economia dinâmica valoriza o empreendedorismo visando os avanços culturais e tecnológicos. Além disso, deve também ser flexível e adaptável às mudanças necessárias em momentos de crise. Estudos recentes apontam que o crescimento do número de novos negócios está intimamente ligado ao aumento do trabalho formal e da inovação. Isso é o que aponta a pesquisa “Burocracia nos negócios: Os desafios de um empreendedor no Brasil”, realizada pela Endeavor.
Foram selecionadas 32 cidades com base em seu ambiente regulatório, levando em conta as disparidades regionais que impactam na vida de seus cidadãos em relação aos procedimentos, prazos e recursos para abertura de uma empresa.
A coleta de dados aconteceu entre julho e agosto do ano passado e consistiu na análise da legislação dos estados, municípios e Distrito Federal, além das publicações oficiais pelos sites das autoridades administrativas das esferas abordadas.
Ponto para Minas!
Segundo a instituição, muito embora ainda existam diversos pontos a serem aprimorados para melhorar a agilidade na abertura de empresas no Brasil, é possível enxergar bons exemplos já implantados no país. É neste quesito que Minas Gerais ganha força e destaque com a criação do Minas Fácil, programa que consiste em um serviço prestado pela Junta Comercial do estado em parceria com outros órgãos públicos: Receita Federal, secretarias de Estado de Fazenda, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais.
Para abrir uma empresa em Uberlândia, leva-se, em média, 24 dias. Em BH são necessários 44 dias. Na cidade mais burocrática do Brasil, Caxias do Sul (RS), leva-se, em média, 304 dias, segundo o relatório.
Recentemente o site da revista Exame, compilou as 32 cidades neste ranking.
Para conferir o relatório completo, cadastre-se em: info.endeavor.org.br
Fonte: