Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasBioStartup Lab lança a primeir...

BioStartup Lab lança a primeira competição maker para pesquisadores do Brasil

Inscrições para o projeto acontecem até dia 6 de junho


Por Redação

A Biominas Brasil, por meio do BioStarup Lab, programa de pré-aceleração de empresas especializado em ciências da vida, abre inscrições para a primeira competição maker para pesquisadores do Brasil, a Biomaker Battle. Trata-se de uma competição de projetos de pesquisa em ciências da vida com o propósito de gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades e centros de pesquisa brasileiros e criar oportunidades para a aplicação prática destas pesquisas na criação de soluções para problemas reais nas áreas de saúde humana, meio ambiente, agronegócio e saúde digital.

A “competição traz características do movimento maker e da cultura startup para o contexto da pesquisa em ciências da vida”, explica Rafael Silva, coordenador do BioStartup Lab. O movimento maker é a versão tecnológica da cultura do faça-você-mesmo (do it yourself) que dissemina a convicção de que qualquer pessoa é capaz de criar e encontrar soluções para consertar coisas simples do dia-a-dia ou até mesmo resolver grandes desafios do mundo atual. E “se você observar bem, irá perceber que o pesquisador é por natureza dotado do espírito maker e o que vamos fazer é empoderá-lo, dando novo sentido e protagonismo para o seu trabalho científico”, enfatiza Silva.

Enquanto pessoas makers têm como ferramentas a sua perseverança, a vontade de aprender e de fazer acontecer, o pesquisador pode também contar com as pesquisas e seu vasto conhecimento científico como poderosas matérias-primas. O que ele precisa é saber aplicá-las da melhor maneira para, então, alcançar os melhores resultados. E é isso que vai acontecer na BIOMAKER BATTLE.

Na competição que terá duração de um dia, as equipes de pesquisadores participarão de workshops e mentorias de curta duração e, em paralelo, serão desafiadas a construir e apresentar para uma banca de avaliadores um modelo de aplicação que demonstre o potencial da sua pesquisa na resolução de, pelo menos, um problema da sociedade atual.

Como fazer parte
Para participar, os pesquisadores devem inscrever um projeto de pesquisa de ciências da vida concluído ou em andamento. Serão selecionadas 15 equipes de pesquisadores que devem ter de dois a quatro membros. A equipe vencedora, além do reconhecimento será premiada com a garantia de uma vaga na segunda rodada do programa BioStartup Lab.

A Biomaker Battle é uma das atividades de inspiração engajamento do BioStartup Lab e dá a chance para que pesquisadores possam ir além das bancadas do laboratório, assumindo a posição de protagonistas das inovações no mundo atual. As inscrições para competição vão até o dia 06 de junho e podem ser feitas pelo site do BioStartup Lab. O resultado com os projetos e pesquisas selecionados será divulgado no dia 10 de junho e a competição acontece no dia 16 de junho, em Belo Horizonte.

Informações importantes:
• Inscrições: 06 de junho
• Resultado: 10 de junho
• Competição: 16 de junho

Sobre o BioStartup Lab
O BioStartup Lab foi lançado em 2015 e em sua primeira rodada recebeu inscrições de mais de 500 empreendedores e pesquisadores provenientes de 54 instituições de pesquisas e de 6 países. Apoiou 69 deles a criar modelos e a estratégia viável para transformar suas ideias e pesquisas em soluções com potencial de mercado. Entre os participantes selecionados, estavam pesquisadores da UFMG, USP, UFRJ, UFOP, FUNED e Fiocruz.

Mais informações e inscrição para o Biomaker Battle, acesse: biostartuplab.org.br

*Com informações de Biominas

Fonte:

Cesta De Compras