Site reúne registros amadores de apresentações de músicos de rua de vários países
Por Redação
Foi durante uma viagem à Ucrânia, em 2014, que o jornalista Daniel Bacchieri se encantou com um instrumento musical do qual nunca tinha ouvido falar. A bandura, um violão típico do Leste Europeu, despertou a atenção do jovem pelas ruas da cidade.
Encantado pelo instrumento, Bacchieri gravou a performance do músico com o próprio celular e publicou no Instagram. Ao retornar ao Brasil, decidiu criar um canal que reunisse registros amadores de apresentações de artistas de rua ao redor do mundo.
Nascia assim o StreetMusicMap, uma plataforma colaborativa que reúne as apresentações dos músicos de rua de vários país. “Antes, eu usava a minha conta pessoal no Instagram para publicar os vídeos. Depois de um tempo, com a ajuda da internet, o conteúdo ficou conhecido e passou a ser colaborativo.
Segundo Bacchieri, os usuários publicam os vídeos, que tem duração entre 15 segundos a 1 minuto, e registram geograficamente onde isso aconteceu pelo próprio Instagram.
A plataforma, lançada em 2014, conta com 1.200 vídeos de 93 países diferentes. Além do Brasil, performances já foram registradas nos Estados Unidos, Argentina, França, Alemanha, Ucrânia, Rússia, Sudão, Vietnã e vários outros locais. O jornalista acredita que vídeos curtos são suficientes para prender a atenção e provocar interesse.
“Sendo assim, as pessoas podem clicar em vídeos de outros músicos e ter uma noção básica de quão forte é a música em culturas diferentes das nossas”, complementa. Ainda de acordo com Bacchieri, a divulgação dos vídeos ajuda os músicos de rua, dá visibilidade e os aproxima das gravadoras.
Segundo o jornalista, o objetivo do StreetMusicMap é mostrar quantos talentos existem espalhados por aí. “Acho que também serve para fazer a ponte entre músicos, produtores musicais e fãs. A ferramenta pode ajudar na curadoria de festivais, por exemplo”, conclui.
Por enquanto, a plataforma não gera nenhum lucro para o criador ou para os músicos participantes. O projeto é tocado com a própria renda do jornalista. Em novembro, ele ganhou uma bolsa de empreendedorismo em Nova York. Bacchieri ficará seis meses nos Estados Unidos para aprimorar o projeto e aperfeiçoar seu modelo de negócios para que assim, quem sabe, possa torná-lo rentável. “Terei quatro meses de aula de empreendedorismo e negócios”.
Atualmente, o perfil do projeto no Instagram conta com mais de 40 mil seguidores. Além da rede social, o StreetMusicMap também criou uma conta no Spotify. São playlists temáticas de acordo com as publicações de diferentes cidades, como Los Angeles, Berlim, São Paulo e Nova York.
A dedicação de Bacchieri também rendeu o lançamento do disco StreetMusicMap Vol.1 – Live at O.bra Festival, a primeira coletânea ao vivo a reunir bandas brasileiras de rua. Com produção da Loop Discos, o trabalho reúne apresentações que ocorreram no Largo do Arouche, em São Paulo, no fim de novembro de 2015, durante o O.bra Festival, evento internacional de arte urbana criado pelo projeto Instagrafite.
Confira alguns trabalhos disponíveis:
Um vídeo publicado por StreetMusicMap (@streetmusicmap) em
Um vídeo publicado por StreetMusicMap (@streetmusicmap) em
Um vídeo publicado por StreetMusicMap (@streetmusicmap) em
Com informações de Pequenas Empres e Grandes Negócios.
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