Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasBrasileiros criam app colabora...

Brasileiros criam app colaborativo para combate à dengue

Aplicativo “Sem Dengue”, da startup Colab.re, permite denunciar focos do mosquito Aedes aegypti


Por Renato Carvalho/Simi

O Brasil sofre, há anos, com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A doença registrou, de janeiro a junho deste ano, 1,3 milhão de casos no país. O problema aumentou ainda mais com a chikungunya e o zika, que só neste ano tiveram, juntos, mais de 300 mil ocorrências registradas. Ações do Governo para combater a proliferação dos insetos são frequentes, mas agora contam com o apoio de um aplicativo desenvolvido por uma startup: o Sem Dengue.

Desenvolvido pela empresa Colab.re, o aplicativo faz parte da campanha Brasil Sem Dengue e permite que usuários denunciem focos do mosquito na cidade, a partir de informações, localização e fotos. A partir daí, as prefeituras recebem os dados pela startup. Municípios parceiros do app conseguem acompanhar um painel de monitoramento da plataforma, facilitando a apuração das demandas geradas. Além disso, pela plataforma os gestores municipais conseguem responder às denúncias.

“As prefeituras podem entrar gratuitamente no App para prestar atendimento ao cidadão. Nosso modelo de negócio possui esta versão gratuita, na qual a maioria das prefeituras parceiras estão. Outras tecnologias e serviços podem ser contratados de acordo com as necessidades e interesses”, disse o cofundador da startup Gustavo Maia.

Em Minas Gerais, apenas Contagem e Juiz de Fora são parceiras da Colab. A cidade de Arcos aparece como apoiadora da campanha contra a dengue. O objetivo da startup é contar com uma maior participação das prefeituras e também de seus cidadãos. “Temos convicção que precisamos liderar toda uma mudança de mentalidade, tanto dos cidadãos quanto dos governos, no sentido de trabalharem cada dia mais em colaboração”.

O Sem Dengue está disponível para Android.

Problemas na cidade
Além de combater a dengue, a Colab.re também tem um app que segue o mesmo sistema do Sem Dengue, o Colab. Pessoas podem denunciar problemas da sua cidade e serem participativos, auxiliando no desenvolvimento e melhorias dos municípios. “Sugestões sobre iluminação pública, calçada, fornecimento de água, trânsito etc. As pessoas podem enviar uma proposta de melhoria, avaliar a qualidade da prestação desses serviços ou a eficiência das instituições públicas”, explicou Gustavo.

Confira o Colab no Android e iOS.

Foto: Colab.re

Fonte:

Cesta De Compras