Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasStartup mineira desenvolve bra...

Startup mineira desenvolve bracelete que monitora febre

WeCare registra mudanças de temperatura e mostra informações no smartphone


Por Renato Carvalho/Simi

 Joel Vieira, Daniela Reis, Felipe Mitkiewicz, Luiza Clara e João Newton são os desenvolvedores do WeCare

A startup mineira Fox Labs criou um bracelete inteligente capaz de monitorar a temperatura do corpo e mostrar os dados na tela do smartphone. Batizado de WeCare, o produto foi projetado para ser usado na altura da axila de crianças e, através de um sensor, coleta dados da temperatura de tempo em tempo. O projeto foi elaborado no programa Engenheiro Empreendedor, promovido pela Fiemg em parceria com o Sebrae.

Além de registrar a temperatura, o bracelete também oferece uma gama de serviços. Pelo app no smartphone é possível gerar um histórico do quadro da criança, com um acompanhamento dos horários em que a febre se acentua. Todos os dados coletados geram um relatório que pode ser enviado ao médico, facilitando o diagnóstico. Além disso, o app permite gerenciar e criar alertas sobre as medicações que devem ser ministradas.

“Caso a pessoa esteja em um lugar remoto ou fique sem bateria no celular, o bracelete, por meio de LED, produz um alerta visual quando a febre atingir o pico. Além disso, ele também emite um sinal sonoro”, explicou o estudante de Engenharia Mecânica da PUC Minas e um dos membros da startup, Felipe Mitkiewicz, de 30 anos.

O bracelete foi desenvolvido, em um primeiro momento, pensando nas crianças. A ideia surgiu a partir do momento em que os cinco integrantes da startup, Felipe, Daniela Reis, Joel Vieira, João Newton e Luiza Clara, se conheceram no Programa Engenheiro Empreendedor. No entanto, a ideia é expandir o uso do produto para o público adulto.

Por enquanto o WeCare ainda é um projeto. Mesmo já com alguns protótipos e com módulo eletrônico pronto, ainda faltam alguns testes. “A gente não almeja nada mais do que entregar um produto que seja importante para a população. Não queremos pular etapas”, disse Mitkiewicz. Para colocar o produto no mercado, segundo o estudo realizado pelo grupo, é necessário investimento entre R$ 80 mil e R$ 100 mil.

Foto: divulgação

Fonte:

Calendar

abril 2025
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Cesta De Compras