Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasCampus Day aquece Brasília par...

Campus Day aquece Brasília para edição 2017 da Campus Party

Foram oito horas de conteúdos divididos entre conferências, hackathon, workshops e apresentações


Por Renato Carvalho/SIMI

Paco Ragageles, fundador da Campus Party, abriu o evento falando sobre desenvolvendo tecnológico
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

No último sábado, 5 de novembro, Brasília recebeu a Campus Day, um evento de aquecimento para a Campus Party que acontece em 2017 na capital federal. Em um dia de evento, os visitantes puderam aproveitar oito horas de conteúdo.

Apesar do pouco tempo, a programação contou com várias atrações, entre elas conferências, hackathons, atividades relacionadas à robótica, workshops, entre outros. Além disso, o Palco Experience, localizado na parte externa do evento, dentro do Centro de Conferências Ulysses Guimarães, também trouxe apresentações diversas ao público.

Segundo o diretor da Campus Party no Brasil, Tonico Novaes, o formato curto do evento já vem acontecendo em outros lugares e o objetivo é aquecer o ecossistema local. “Queremos trazer o campuseiro para perto de nós, para conhecer um pouco do evento. Quando chegar 2017, ele vai estar engajado com o evento e bem aquecido e, assim, teremos uma Campus Party 2017 com muita energia, sinergia e troca de experiências”, destacou.

O Hackathon promovido pelo Banco de Brasília (BRB) possibilitou que os participantes pudessem idealizar soluções de educação financeira para jovens do ensino médio e fundamental. Tudo isso por meio de um ambiente imersivo e intenso. Os vencedores ganharam R$ 5 mil.

André Eloy, coordenador do Hackathon BRB
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

“A gente sai de um processo em que ideias são descartadas ou desenvolvidas com base no ‘achismo’, e vai para um processo em que ideias são desenvolvidas em soluções a partir de evidência e interações com pessoas reais”, explicou o coordenador do Hackathon, André Eloy.

Inovando na programação

Um dos expositores na Campus Day, o artista plástico e educador Alexandre Rangel desenvolveu, como parte de seu doutorado, um programa em que é possível aprender música e programação em conjunto.

A proposta, segundo ele, é tornar o aprendizado menos sem graça. “É meio frustrante escrever várias linhas de código e o computador dizer “oi”. Então com esse programa, com poucas linhas de código a recompensa é instantânea. É possível partir do zero ou modificar códigos, fazer músicas eletrônicas, ritmos brasileiros, africanos, entre tantos outros”, contou.

Programa desenvolvido por Alexandre permite criar músicas a partir de programação.
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Fica a dica

O programador e campuseiro de carteirinha, Pablo Freire, de Goiânia, esteve no evento em Brasília, além de também ter participado de edições em São Paulo. Para ele, a experiência proporcionada é única. “No Brasil são pouquíssimos eventos com metade do que a Campus pode oferecer. Não há em outro lugar quantidade e a qualidade das informações que aqui são expostas”, declarou.

Campus Party Minas Gerais

O evento acontece nesta semana, entre 9 e 13 de novembro, como parte da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes).

Para Tonico, a participação dos mineiros no evento é importante pelas oportunidades de experiência que o evento permite. “Fique no camping, conheça o evento, experimente tudo, palestras, hackthons, atividades, workshops. Esteja imergido em um networking muito legal com todos os outros campuseiros”, disse.

Já se inscreveu? Participe!

Confira a cobertura da TV SIMI:

Confira a galeria de fotos:

Fonte:

Calendar

março 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Cesta De Compras