Evento acontece a partir das 19h, no Campus I da instituição, em Belo Horizonte
Por Da redação
No dia 10 de março o Centro Federal de Tecnologia lança a 1ª Jornada Cefet Maker. O evento irá levar ao público informações relacionadas aos aspectos da inovação tecnológica, do empreendedorismo e das regras de mercado. É um momento de conhecer as oportunidades e desafios para a gestão de sucesso do negócio tecnológico.
A Jornada, que vai contar com exibição de documentário, exposição de impressora 3D e Café Científico sobre a cultura Maker, foi inspirada pelas bases do Movimento Maker, que é uma extensão mais técnica e tecnológica do Do It Yourself (Faça Você Mesmo). De acordo com essa “cultura moderna”, qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar objetos, máquinas, projetos e processos com suas próprias mãos.
O movimento Maker, considerado uma nova revolução digital, discute as dinâmicas de produção de objetos tangíveis pelas pessoas a partir das demandas e reflete sobre novas formas de trabalhar, de relacionar com pessoas e coisas, de criar e empreender, de fazer uso de tecnologias disponíveis.
Destaques da programação (confira os horários e local abaixo).
– Cine clube
Das 16h30 às 18h acontece a exibição do documentário “Print the Legend” (2014). O longa, premiado internacionalmente, discute o potencial da tecnologia por meio das relações entre duas grandes empresas (Stratasys e 3D Systems) e duas startups (MakeBot e Form Labs).
– Impressoras 3D em ação
Entre 18h e 19h, é a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as impressoras 3D. Será feita uma exibição guiada no hall do campus I, com participação de empresas que são referência no assunto, como Mola Hackerspace, Oi Kabum!, Escola de Arte e Tecnologia, Laboratório Aberto SENAI e 3D Lopes.
– Ciência, Café e Cultura
A partir das 19h, no espaço do grêmio, o CEFET-MG realiza um café científico com o tema: “Cultura Maker: máquinas que produzem máquinas! Para onde a nova revolução digital pode nos levar? A atividade irá refletir sobre a fabricação manual de projetos, consertos e produção de objetos a partir das novas tecnologias; interação entre espaços de pesquisa e processo de prototipagem digital e o papel de um Centro Tecnológico neste cenário.
Fonte: