A iniciativa prevê o financiamento de projetos conjuntos utilizando-se de recursos do Programa Central de Inovação para Pequenas e Médias Empresas
Por Da redação
No ano passado, durante visita da Chanceler Angela Merkel à Brasília, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, assinou, junto com o Vice-Ministro alemão de Economia e Energia, Matthias Machnig, uma Declaração Conjunta de Intenções sobre cooperação bilateral em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Esta declaração reitera o interesse de ambos os países em desenvolver um programa de cooperação bilateral em pesquisa e desenvolvimento industrial.
Amparado pela Declaração, o Ministro Armando Monteiro Neto e o Vice-Ministro Matthias Machnig lançam a 1ª Chamada para Apresentação de Projetos de cooperação em pesquisa e desenvolvimento entre empresas brasileiras e alemãs.
A Chamada, que estará aberta até 30 de outubro de 2016, convida empresas a elaborarem proposta de cooperação em P&D que resulte no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços direcionados à comercialização no mercado doméstico e/ou global. O projeto deverá demonstrar equilíbrio adequado na participação dos parceiros industriais dos dois países, com complementaridade entre as empresas e contribuições de ambos os lados para a pesquisa.
A iniciativa prevê o financiamento de projetos conjuntos utilizando-se de recursos do Programa Central de Inovação para Pequenas e Médias Empresas (ZIM Program), pelo lado alemão, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e outras agências governamentais de fomento, pelo Brasil.
No intuito de auxiliar as empresas brasileiras a encontrarem parceiros para desenvolver projetos nesses países, o MDIC lançou o Portal de Cooperação Internacional em Inovação.
Nele, empresas do Brasil e da Alemanha podem se cadastrar e buscar parceiros por setor de atuação, além de encontrar os documentos relevantes para submeter uma proposta de cooperação.
Clique aqui e acesse o edital.
*Com informações do Cooperação Internacional de Inovação.
Créditos:
Foto capa: Brasil.diplo
Foto interna: Foto-de-Roberto-Stuckert-Fi- Itamaraty
Fonte: