Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasCNPq abre inscrições para prog...

CNPq abre inscrições para programas de iniciação científica

Período de inscrições vai até 13 de junho


Por Redação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a chamada dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. As inscrições ficam abertas até 13 de junho. As modalidades de bolsas concedidas são Iniciação Científica (Pibic), Iniciação Científica Júnior (Pibic-EM), Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit) e Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF). Todas terão duração de 12 até 24 meses e passam a valer a partir de agosto 2016.

A proposta deve ser preenchida por um representante de iniciação científica da instituição interessada em aderir ao programa. O formulário deve ser enviado, exclusivamente, pela Plataforma Carlos Chagas.

O Pibic é destinado a estudantes de graduação do ensino superior. Podem participar instituições públicas, comunitárias ou privadas, que efetivamente desenvolvam pesquisa e tenham instalações próprias para tal fim. Já o Pibic-EM é operacionalizado por uma instituição de ensino superior e de pesquisa, em parceria com escolas públicas de ensino regular, escolas militares, ou ainda, escolas técnicas e privadas de aplicação. Esta modalidade é destinada a alunos do ensino médio.

A modalidade Pibit concede cotas de bolsas a instituições de ensino superior e centros de pesquisa voltados à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação para estudantes da graduação. E a Pibic-AF concede cotas de bolsas de iniciação científica a instituições de ensino superior (IES) públicas que possuem políticas de ação afirmativa para o ingresso de grupos historicamente excluídos em seu quadro discente e que tenham sido aprovadas no Pibic e/ou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) da chamada 2014/2016.

A instituição de ensino superior e de pesquisa proponente deverá estar previamente cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq.

Acesse cnpq.br para mais informações. 

Foto: Pixabay

Fonte:

Cesta De Compras