Uma em cada quatro startups fecha com menos de um ano de funcionamento
Por Redação
A Hotmart é uma das empresas que se mantem ativa no mercado graças a um bom planejamento
Sobreviver aos primeiros anos é um grande desafio para a maioria das startups. Uma em cada quatro startups fecha com menos de um ano de funcionamento, segundo dados divulgados pela Fundação Dom Cabral. Outras 50% param de funcionar depois de menos de quatro anos. No total, 75% das startups fecham o negócio com menos de 13 anos de mercado.
Para o analista do Sebrae-MG, Haroldo Santos Araújo, “o empreendedor tem que desenvolver um conceito muito claro, que tenha sustentação, justificativa e deve-se entender qual a necessidade que será atendida”.
Segundo o especialista, a grande falha é que muitas empresas não fazem uso da tecnologia, informação e inovação para atender uma demanda significativa. “Elas (startups) não sabem qual problema está resolvendo e como o mercado vai absorver o projeto. Muita gente tem ideia de que quem paga é quem consome’, completou. Além disso, o especialista ressalta que a maioria da receita das startups não vem dos clientes ou usuários das plataformas e sim das negociações feitas com empresas parceiras.
Mas qual seria a receita para o sucesso dos projetos? Muitos profissionais de TI concordam que relacionamento entre os sócios, volume de capital investido e uma boa equipe representam os principais ingredientes.
A Hotmart é uma das empresas que se mantem ativa no mercado graças a um bom planejamento. A startup, que também já passou por dificuldades nos primeiros anos, hoje, é líder na distribuição de produtos digitais da América Latina. Em entrevista ao programa Big Ideia, João Pedro Resende, CEO e cofundador, dá dicas de como prosperar com a sua startup.
Confira abaixo as dicas do empreendedor:
Valide antes de dar “all in”
Antes de comprometer um grande investimento de tempo e/ou dinheiro em determinado negócio, valide a ideia em uma escala menor. Você não deve aumentar a velocidade do negócio sem antes descobrir se está indo na direção certa.
Não se apegue a uma ideia que não funcionou
Um erro comum é o empreendedor insistir em algo que ele já percebeu que não funcionou como ele esperava, só porque ele já investiu muito tempo e dinheiro ali. Isto normalmente acontece quando o empreendedor pulou o passo #1 (“Valide antes de dar all in”). O quanto antes a pessoa conseguir pivotar e ajustar a ideia para testar uma nova hipótese, melhor. Você deve se apegar ao resultado, e não a hipótese.
Não espere que as pessoas resolvam os problemas por você
No seu primeiro ano você terá muitas oportunidades para dar desculpas: “Ah, mas eu não tenho investimento”, “Ah, mas eu não tenho tempo”, “Ah, mas meu funcionário não faz isto direito”. Você deve ter ciência que absolutamente tudo é sua responsabilidade e cabe a você tomar as ações para ajustar o curso do negócio à medida que as interferências e barreiras vão surgindo.
*Com informações do Big Ideia
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