Acesse os dados do ecossistema mineiro de inovação

Acessar SIMI Database

InicialBlogNotíciasComo sobreviver ao primeiro an...

Como sobreviver ao primeiro ano de startup? Confira dicas de especialistas

Uma em cada quatro startups fecha com menos de um ano de funcionamento


Por Redação

 A Hotmart é uma das empresas que se mantem ativa no mercado graças a um bom planejamento

Sobreviver aos primeiros anos é um grande desafio para a maioria das startups. Uma em cada quatro startups fecha com menos de um ano de funcionamento, segundo dados divulgados pela Fundação Dom Cabral. Outras 50% param de funcionar depois de menos de quatro anos. No total, 75% das startups fecham o negócio com menos de 13 anos de mercado.

Para o analista do Sebrae-MG, Haroldo Santos Araújo, “o empreendedor tem que desenvolver um conceito muito claro, que tenha sustentação, justificativa e deve-se entender qual a necessidade que será atendida”.

Segundo o especialista, a grande falha é que muitas empresas não fazem uso da tecnologia, informação e inovação para atender uma demanda significativa. “Elas (startups) não sabem qual problema está resolvendo e como o mercado vai absorver o projeto. Muita gente tem ideia de que quem paga é quem consome’, completou. Além disso, o especialista ressalta que a maioria da receita das startups não vem dos clientes ou usuários das plataformas e sim das negociações feitas com empresas parceiras.

Mas qual seria a receita para o sucesso dos projetos? Muitos profissionais de TI concordam que relacionamento entre os sócios, volume de capital investido e uma boa equipe representam os principais ingredientes.

A Hotmart é uma das empresas que se mantem ativa no mercado graças a um bom planejamento. A startup, que também já passou por dificuldades nos primeiros anos, hoje, é líder na distribuição de produtos digitais da América Latina. Em entrevista ao programa Big Ideia, João Pedro Resende, CEO e cofundador, dá dicas de como prosperar com a sua startup.

Confira abaixo as dicas do empreendedor:

Valide antes de dar “all in”
Antes de comprometer um grande investimento de tempo e/ou dinheiro em determinado negócio, valide a ideia em uma escala menor. Você não deve aumentar a velocidade do negócio sem antes descobrir se está indo na direção certa.

Não se apegue a uma ideia que não funcionou
Um erro comum é o empreendedor insistir em algo que ele já percebeu que não funcionou como ele esperava, só porque ele já investiu muito tempo e dinheiro ali. Isto normalmente acontece quando o empreendedor pulou o passo #1 (“Valide antes de dar all in”). O quanto antes a pessoa conseguir pivotar e ajustar a ideia para testar uma nova hipótese, melhor. Você deve se apegar ao resultado, e não a hipótese.

Não espere que as pessoas resolvam os problemas por você
No seu primeiro ano você terá muitas oportunidades para dar desculpas: “Ah, mas eu não tenho investimento”, “Ah, mas eu não tenho tempo”, “Ah, mas meu funcionário não faz isto direito”. Você deve ter ciência que absolutamente tudo é sua responsabilidade e cabe a você tomar as ações para ajustar o curso do negócio à medida que as interferências e barreiras vão surgindo.

*Com informações do Big Ideia

Fonte:

Cesta De Compras