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Confira as dicas que as startups do SEED receberam nessa semana

Paulo Tenório, da TraktoPRO, esteve no SEED essa semana e palestrou para os empreendedores da terceira edição do programa


Por Redação


Os participantes da terceira rodada do SEED receberam, nessa semana, a visita do empreendedor digital alagoano e fundador da Trakto, Paulo Tenório. O encontro foi focado na experiência do palestrante, que relatou o case de sucesso de sua empresa, e também em dicas para os seeders.

Paulo Tenório fundou, em 2000, um dos primeiros estúdios de Motion Design no Brasil, o Blob. Trabalhou como Designer, Diretor de Imagem em mais de 10 cidades diferentes e em 2007 foi convidado para se mudar para Salt Lake City – Utah para integrar um estúdio de animação. Participou da Primeira Rodada do programa SEED e teve sua startup acelerada pelos programas Startup Chile e Abril Plug and Play em 2014.

Em junho deste ano, Paulo foi convidado para participar da 7ª edição do Global Entrepreneurship Summit, na Universidade de Stanford, na Califórnia. O evento, organizado pela Casa Branca, contou com a presença do presidente americano Barack Obama e teve o intuito de promover e revolucionar novas tecnologias mundialmente. 

A palestra contou com seis pontos de destaque. Confira quais foram eles:
– Saiba identificar seu público consumidor: Não adianta tentar validar sua ideia ou produto com outros empreendedores. Vá atrás do seu público consumidor e descubra o que ele acha. Somente ele poderá dizer se sua proposta é promissora ou não.

O melhor lugar para o brasileiro empreender é o Brasil: Apesar de qualquer situação econômica, o Brasil ainda é o melhor lugar para o brasileiro empreender. Muitos empreendedores acreditam ser mais fácil empreender fora do país. No famoso Vale do Silício, por exemplo, menos de 6% de todo o investimento feito é destinado a minorias: estrangeiros, latinos, negros, mulheres. Todos os incentivos oferecidos somente são ofertados para empreendedores que morem no Vale. “O Brasil nunca foi um país tão empreendedor como agora. Aproveite”, disse Tenório.

Seja global: Mesmo empreendendo no Brasil, não há motivos para não se tornar internacional. Os empreendedores brasileiros sempre pensam soluções para necessidades do mercado do próprio país. Pense soluções para todo o mundo. Ainda precisamos enfrentar algumas barreiras como formas de pagamento restritas que não favorecem a comercialização internacional pelas empresas brasileiras. No entanto, já existem alternativas e ferramentas que otimizam a venda internacional a partir do Brasil e o esforço a mais será recompensado.

Não procure investimento somente pelo dinheiro: De forma geral, investidores têm um grande conhecimento em várias áreas fundamentais para o crescimento de uma startup. Deixar seu investidor “por fora” dos assuntos da startup pode ser um péssimo negócio. Não desperdice a chance de aprender e ter mentoria de um profissional qualificado que acredita em seu projeto.

Tenha um time, não empregados: Startups demandam um alto grau de comprometimento por parte da equipe, por isso procure pessoas que acreditem no projeto e sempre as mantenha motivadas. Lembrando que motivação envolve tanto questões financeiras quanto realização profissional e pessoal. Faça cada um de seus colaboradores se sentir – e realmente ser – parte importante de um projeto maior construído em equipe.

Mantenha a mente aberta: Muitas vezes você estará errado e alguns empreendedores têm dificuldade em abrir mão do plano que já estipularam em suas cabeças. É fundamental aprender a manter a mente aberta para visões diferentes da sua, seja de mentores, de outros empreendedores ou qualquer pessoa que tenha conhecimento em determinada área.

Fonte:

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